Jonas Pinheiro defende juros menores para produtor pantaneiro



A concessão de financiamentos com juros mais baixos aos produtores do Pantanal, tendo por base os mesmos percentuais de bônus adotados pelos fundos constitucionais para a região do semi-árido nordestino é a proposta do senador Jonas Pinheiro (PFL-MT). A sugestão, já transformada em projeto de lei a ser apreciado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em uma de suas próximas reuniões, tem por objetivo, segundo o senador, dar condições de exploração da região do Pantanal de forma economicamente sustentável e "que assegurem a manutenção e o equilíbrio do seu ecossistema".

Pelo projeto, serão concedidos bônus de 25% aos mutuários que desenvolvem suas atividades nas regiões do semi-árido nordestino e do Pantanal Mato-grossense, desde que a parcela da dívida seja paga até a data do respectivo vencimento. O projeto prevê também que os mutuários das demais regiões terão bônus similar de 15%.

Atualmente, os produtores tradicionais do Pantanal Mato-Grossense estão abandonando a região em virtude da ausência de uma efetiva política governamental de fomento às atividades pecuárias. O senador acrescentou que muitos proprietários estão vendendo terras, a preços baixos, a especuladores por não disporem de outra alternativa, já que se encontram descapitalizados.

Jonas Pinheiro entende ser chegado o momento de o governo criar incentivos destinados à recuperação e dinamização da pecuária do Pantanal, com a finalidade de romper o que classificou de um longo período de declínio e de crise da produção em toda a região. Esse fenômeno, observou, vem provocando a redução do rebanho e um grave desequilíbrio na própria natureza.

10/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


JONAS PINHEIRO DEFENDE JUROS MAIS BAIXOS PARA AGRICULTORES

Jonas Pinheiro: em desespero, agricultores estão pagando juros de até 32%

JONAS PINHEIRO DEFENDE LEI ESPECÍFICA PARA SEMENTES

Sérgio Souza defende juros menores para o setor agrícola

Jonas defende ampliação de concessão de subsídios ao produtor de cana-de-açúcar

Jonas Pinheiro defende reestruturação da ADA