JONAS PINHEIRO DEFENDE MP SOBRE MERCADO DE BOI GORDO
O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) elogiou hoje (dia 11) o governo federal e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pela iniciativa de regulamentação do mercado de boi gordo. Relator da Medida Provisória nº 1.637 que trata do assunto, o senador justificou a importância da matéria na observação, "nos últimos anos, de um aumento expressivo nos contratos de investimento coletivo firmados entre investidores e empresas que se dedicam, sobretudo, à criação e engorda de animais e à produção de leite".
- Temos que trabalhar em cima dessa medida provisória para dar garantia às empresas e aos pequenos investidores - afirmou ele, destacando o papel regulador e fiscalizador da MP.
Jonas Pinheiro se disse convencido de que "atuam nesse segmento empresários sérios e competentes, mas não se pode correr o risco de, por falta de normatização e fiscalização, frustrar os investidores, isso lançaria por terra um importante e valioso mecanismo de investimento para o setor agrícola do país".
- O governo federal, em boa hora, preocupou-se com essa matéria e a Comissão de Valores Mobiliários, dentro de suas prerrogativas e em tempo hábil, já tomou as medidas preliminares necessárias. Tenho plena convicção de que, com ampla discussão dessas medidas no Congresso Nacional, o mercado do boi gordo poderá se ampliar de maneira significativa - frisou.
Em aparte, o senador Lourival Paiva (PFL-DF) considerou o assunto da maior gravidade, e disse temer que o "desastre" já esteja acontecendo, inclusive em relação à economia popular que há muito pode estar sendo "vilipendiada".
Já o senador Romeu Tuma (PFL-SP) afirmou que os investidores, entre os quais muitos aposentados, que aplicam "nesse papel de boi gordo" podem estar comprometendo "suas parcas economias por conta de uma propaganda enganosa".
11/02/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
JONAS PINHEIRO DEFENDE PROJETO SOBRE AGROTÓXICOS
JONAS PINHEIRO ANUNCIA SANEAMENTO DO MERCADO DE ÁLCOOL
Jonas Pinheiro defende reestruturação da ADA
JONAS PINHEIRO DEFENDE PROJETO DE MICHELETTO
Jonas Pinheiro defende uso de semente de algodão transgênica
JONAS PINHEIRO DEFENDE LEI ESPECÍFICA PARA SEMENTES