Jonas Pinheiro destaca mobilização de agricultores no Congresso



A crise enfrentada pela agropecuária brasileira deve mobilizar o Congresso Nacional nesta terça-feira (16). Às 9h, parlamentares, produtores rurais, governadores e representantes do governo federal estarão reunidos em um simpósio, no auditório Petrônio Portella, no Senado, para debater o assunto. O anúncio foi feito em Plenário, nesta segunda-feira (15), pelo senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), que denunciou prejuízos de R$ 500 por hectare no plantio de soja.

Jonas Pinheiro considerou um avanço as medidas já anunciadas pelo ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, em prol dos produtores rurais. Nesse rol, destacou o apoio à comercialização da safra de soja; a aquisição de produtos agropecuários pelo governo federal, como milho e feijão; e a reestruturação do programa FAT-Giro Rural para liberação de R$ 2,3 bilhões, destinados à renegociação de dívidas das duas últimas safras.

Apesar desse esforço, o pefelista afirma que é necessário prosseguir com as negociações entre governo federal e produtores rurais. Um passo nesse sentido poderá ser dado nesta terça-feira (16), às 14h30, na audiência de 12 governadores com o presidente Luiz Inácio da Silva. Na lista de reivindicações, Jonas Pinheiro ressaltou a implantação de uma política de proteção de preços, a redução do preço do diesel para o setor, a viabilização do seguro rural e a melhoria da logística de transporte de produtos agropecuários.

- Rogo ao governo federal que agilize as medidas que os produtores rurais tanto apelam para que eles possam ganhar mais fôlego e resistir a dificuldades, caso contrário, ficarão impossibilitados de plantar a próxima safra - comentou.

Em aparte, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) destacou a expectativa dos agricultores do Nordeste com a renegociação das dívidas rurais, enquanto o senador Romeu Tuma (PFL-SP) deu seu testemunho sobre o desespero dos agricultores, que estariam destruindo o próprio patrimônio para chamar atenção para suas dificuldades.

15/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro: agricultores não têm condições de pagar dívida com o governo

Jonas Pinheiro: em desespero, agricultores estão pagando juros de até 32%

JONAS PINHEIRO DEFENDE JUROS MAIS BAIXOS PARA AGRICULTORES

JONAS PINHEIRO PEDE MAIS APOIO PARA COLONOS E AGRICULTORES

Jonas Pinheiro lamenta proposta de suspender isenção previdenciária para agricultores

JONAS PINHEIRO DESTACA COOPERATIVISMO AGRÍCOLA