Jonas Pinheiro: "Falar em pesquisa agropecuária é falar em Embrapa"



Ao homenagear a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pelo seu 29º aniversário, o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) afirmou que falar em pesquisa agropecuária no Brasil é falar na empresa. Ele admitiu que a sociedade em geral pode desconhecer que usufrui dos benefícios propiciados pela Embrapa, -mas o produtor rural e os técnicos em agricultura, em pecuária, em biologia, em nutrição, em administração e em economia sabem-no de sobra e o governo também-.

Apesar dos seus feitos e de contar com mais de 2 mil pesquisadores com doutorado e pós-doutorado que demonstraram ao mundo a capacidade, valor e eficiência da pesquisa agropecuária brasileira, a Embrapa enfrenta pelo menos duas dificuldades que -incomodam-, segundo admitiu o senador: o salário pago a seus servidores e as suas condições de trabalho.

Jonas Pinheiro deplorou que o governo precise manter os salários dos funcionários da Embrapa defasados como forma de controlar os gastos públicos, e defendeu a importância de que o conjunto dos servidores da empresa -seja valorizado-. -Não será com loas e fogos de artifício que a Embrapa conseguirá caminhando nessa trilha invejável-, advertiu.

Quanto às condições de trabalho, Jonas Pinheiro relatou que a empresa quase sempre é forçada a trabalhar com material obsoleto ou adaptado, com os quais ela não faz só pesquisa, mas às vezes milagres. Essa situação, segundo ele, deve merecer do governo um tratamento mais adequado e definitivo.

O senador Moreira Mendes (PFL-RO), em aparte, afirmou que a história da construção de Rondônia é inimaginável sem a Embrapa e seus pesquisadores, que prestaram serviços em pesquisa agropecuária, em consórcios agroflorestais e na recuperação de áreas degradadas. Para o senador Ricardo Santos (PSDB-ES), é impossível conceber o desenvolvimento da agricultura brasileira sem a Embrapa. Ele destacou que os ex-ministros da Agricultura e atuais senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Arlindo Porto (PTB-MG) e Iris Rezende (PMDB-GO) já haviam destacado a importância da instituição.

O senador Osmar Dias (PDT-PR) disse que a Embrapa possui um dos mais ricos bancos de angiosperma do mundo e a mais rica equipe de pesquisadores, ressaltando que seu maior patrimônio é seu corpo técnico. Lúdio Coelho (PSDB-MS), por sua vez, afirmou que, apesar dos subsídios que Estados Unidos, Japão e vários países europeus aprovaram para seus produtos agrícolas, graças à eficiência da Embrapa a agricultura brasileira tem condição de concorrer com eles.



19/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro participa de seminário sobre pesquisa agropecuária

ARRUDA: FALAR DA MAÇONARIA É FALAR DA HISTÓRIA DO BRASIL

Política agropecuária precisa do veterinário, diz Jonas Pinheiro

JONAS PINHEIRO: DECISÃO DA OIE TRAZ NOVA FASE À AGROPECUÁRIA

Jonas Pinheiro alerta para crise da agropecuária nacional

Jonas Pinheiro volta a reivindicar medidas federais para agropecuária