Jorge Viana alerta para previsão de aumento de temperaturas no Brasil e América do Sul



Ao registrar em Plenário, nesta quinta-feira (17), a realização pela Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional do seminário “Clima em Debate”, o senador Jorge Viana (PT-AC) manifestou sua preocupação com a possibilidade de aumento das temperaturas médias no Brasil e na América do Sul em razão do desmatamento da floresta amazônica.

Citando dados do ultimo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado no mês passado, Jorge Viana observou que, no cenário mais otimista, o aumento da temperatura previsto é de 0,5 grau Celsius até o final do século para a região Centro-Sul, e de até 3 graus Celsius para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Já pelo cenário otimista traçado no estudo, o aumento poderá ser, segundo Viana, de até 3 graus Celsius na região Centro-Sul e de até 7 na região amazônica.

De acordo com o parlamentar, mesmo havendo previsões divergentes sobre a questão do aumento da temperatura no planeta, existem dados muito confiáveis, como, por exemplo de que haverá maior volume de precipitações no Sul e na região amazônica.

Jorge Viana destacou também o maior crescimento do nível do mar, apontado pelo relatório do IPCC, ocorrido da metade do século XIX até os dias atuais, do que durante os dois milênios anteriores.

Na avaliação de Viana, as alterações climáticas que estão ocorrendo atualmente são conseqüência especialmente da queima excessiva de combustíveis fósseis. No caso do Brasil, no entanto, o parlamentar considerou que  o desmatamento — importante fator do aquecimento global — tem sido reduzido significativamente.

—  O Brasil tem reduzido o desmatamento nos últimos anos. Basta ver que chegamos a ter 29 mil quilômetros quadrados de desmatamento por ano, o que é algo assustador em qualquer país do mundo, mesmo em um país continental como o nosso, e esse desmatamento foi reduzido a 4 mil quilômetros quadrados — disse.



17/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana alerta para o agravamento da cheia no Rio Madeira

Jorge Viana alerta para situação de refugiados haitianos no Acre

Jorge Viana alerta para a urgência da reformulação do pacto federativo

Jorge Viana destaca passagem do Dia Mundial da Água com alerta para risco de escassez

Tião Viana alerta para aumento de número de crianças obesas

Previsão é de sol com temperaturas baixas em SP