Jorge Viana pede ação do Planalto na questão dos imigrantes haitianos
Haitianos estão alojados em situação precária em Brasileia
O governo deverá fazer nesta quarta-feira (10) uma reunião interministerial para decidir as medidas que tomará em relação à quantidade cada vez maior de imigrantes ilegais, principalmente do Haiti, nas cidades de Brasileia e Assis Brasil, no Acre. Os ministérios envolvidos são os da Justiça, das Relações Exteriores e da Casa Civil.
A informação foi dada pelo senador Jorge Viana (PT-AC) nesta terça, após reunir-se no Palácio do Planalto com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para descrever-lhe a situação dos imigrantes. Ele, que visitou Brasileia no último domingo, levou fotos para descrever o quadro à ministra.
- A ministra se mostrou bastante preocupada com a questão - relatou o senador.
Também nesta terça, o governador do Acre, Tião Viana, irmão do senador, decretou situação de emergência nas duas cidades, pedindo a ajuda do governo federal.
De acordo com Jorge Viana, há 1.300 imigrantes ilegais em Brasileia, o que representa perto de 10% da população da cidade. Eles estão alojados de maneira precária e dispõem de pouca comida. O senador teme que haja episódios de violência tanto entre os imigrantes e os moradores quanto entre os próprios estrangeiros.
Tráfico de pessoas
Outra preocupação de Jorge Viana são as quadrilhas de tráfico internacional de pessoas, que estão incluindo o Acre nas rotas. Ele disse que o estado tem recebido imigrantes haitianos, dominicanos, nigerianos e senegaleses. O Acre faz fronteira com a Bolívia e com o Peru.
Segundo o senador, o governo federal tem ajudado o estado a lidar com o grande afluxo de imigrantes clandestinos, mas a situação agora exige ações mais contundentes.
- É fundamental a presença da Força Nacional e do Estado brasileiro no Acre, para que possamos pôr fim a algo que é gravíssimo. Deveriam estar no Acre funcionários do Comitê Nacional para os Refugiados e até da ONU - afirmou o senador, mais cedo, em discurso na tribuna do Senado.
Na segunda-feira, Jorge Viana já havia tratado do problema com os ministros Antonio Patriota, das Relações Exteriores, e José Eduardo Cardozo, da Justiça.
- Tomara que possamos pôr fim a essa situação, sem sacrifício desses pobres coitados que tentam melhor sorte em nosso país - disse.
09/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jorge Viana visita haitianos no Acre e pede ao governo uma política para imigrantes
Jorge Viana pede ajuda do governo federal na solução do problema com imigrantes no Acre
Áudio | Jorge Viana teme por conflito com refugiados haitianos no Acre
Jorge Viana alerta para situação de refugiados haitianos no Acre
Jorge Viana quer comissão externa para avaliar situação de haitianos no Acre
Vanessa Grazziotin pede acordos bilaterais para resolver a questão dos haitianos