Jorge Viana pede providências para problemas da aviação brasileira




O senador Jorge Viana (PT-AC) pediu, nesta sexta-feira (3), providências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Secretaria Especial de Aviação Civil da Presidência da República para resolver os problemas da aviação brasileira. Ele também fez apelo ao Ministério Público Federal no Acre e ao Ministério Público daquele estado para avaliar a oferta de voos ao Acre, que segundo ele, têm restrição de passageiros e preços exorbitantes.

Viana destacou crescimento a cada ano tanto nos voos domésticos como internacionais, mas observou que as concessionárias desse serviço público não oferecem atendimento adequado aos cidadãos brasileiros. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), informou o senador, o número de passageiros em voos domésticos aumentou de 59 milhões, em 2009, para 80 milhões, em 2011. No mesmo período, verificou-se também crescimento nos voos internacionais: de seis milhões para nove milhões de passageiros.

- Estou seguro em afirmar aqui da tribuna, por tudo que tenho visto, que tenho ouvido, que tenho lido, que os problemas do Brasil não acontecerão em 2014 por conta da Copa do Mundo, nem em 2016, por conta das Olimpíadas. Os problemas do Brasil já estão acontecendo hoje, trazidos por esse bom problema que o Brasil experimenta hoje, que é do crescimento econômico - ressaltou Jorge Viana.

O senador disse que o mercado de aviação do Brasil é um dos mais atrativos do mundo, pois é o que mais cresce, fazendo com as companhias aéreas de todo o mundo queiram uma fatia dele. No entanto, ponderou, o país vive uma crise, com passagens e serviços precários. Para o senador, a situação é "grave" e exige uma política séria, uma vez que um país de dimensão continental depende da aviação civil.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) atribuiu os problemas da aviação civil ao "duopólio" existente, em que duas grandes empresas impedem a oferta de serviços aéreos por aviação regional. O senador defendeu fortalecimento das pequenas empresas para suprir as demandas locais em todas as regiões do país. Para o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), é preciso firmeza das autoridades para exigir serviço de qualidade das companhias aéreas.



03/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


JÚLIO EDUARDO PEDE PROVIDÊNCIAS EM RELAÇÃO ÀS AMEAÇAS A JORGE VIANA

Jorge Viana solicita providências para aumentar segurança em boates

Debate evidencia problemas na aviação civil brasileira

Cafeteira pede providências a Nelson Jobim para problemas em aeroporto no MA

Jorge Viana elogia debate sobre aviação civil

Moreira Mendes manifesta preocupação com problemas da aviação civil brasileira