JÚLIO EDUARDO PEDE PROVIDÊNCIAS EM RELAÇÃO ÀS AMEAÇAS A JORGE VIANA



O senador Júlio Eduardo (PV-AC) conclamou o governo federal a tomar providências imediatas para defender a segurança do governador do Acre, Jorge Viana, ameaçado de morte. Ele divulgou os termos do manifesto assinado por 25 organizações da sociedade civil que, ao relembrar o assassinato do governador eleito do Acre, Edmundo Pinto, em 1992, afirma haver sérias possibilidades de as ameaças se concretizarem.

Júlio Eduardo lembrou que a gestão Jorge Viana tem se caracterizado pela ênfase no desenvolvimento baseada na exploração sustentável e diversificada dos recursos da floresta e na promoção do bem-estar das populações extrativistas e urbanas. Ele disse, ainda, que essas iniciativas se caracterizam por uma intensa solidariedade entre as pessoas.

Como exemplo dessa filosofia, ele relatou a iniciativa da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia, que produz violões, violas e cavaquinhos, de desencadear uma campanha por doação de madeira, para reativar a Fábrica Fernando Ortiz, em Cuba, uma das melhores fábricas artesanias de instrumentos musicais no mundo. A fábrica, que está fechada por falta de matéria-prima, receberá, em breve, cinco containers de madeira certificada, num total de cinco mil metros cúbicos. Em troca, a fábrica cubana assinou convênio de cooperação técnica para melhorar a qualidade dos instrumentos musicais produzidos em Manaus.

Segundo Júlio Eduardo, a oficina será objeto de um plano de expansão, com o apoio do Fundo Brasileiro da Biodiversidade e da Escola Agrotécnica Federal de Manaus, que envolve a construção de uma sede no bairro Zumbi e a ampliação de sua capacidade de atendimento para 120 alunos de artesanato e 200 alunos de música.

- A iniciativa é de especial cunho social, porque se desenvolve na zona leste de Manaus, onde 60% da população é constituída de cidadãos desempregados ou em atividades de desemprego - concluiu.

11/12/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana pede providências para problemas da aviação brasileira

Jorge Viana solicita providências para aumentar segurança em boates

SATURNINO PEDE PROVIDÊNCIAS EM RELAÇÃO À CVM

EDUARDO JORGE NEGA RELAÇÃO FUNCIONAL COM DONO DA ENCOL

Serys pede providências em relação ao desmatamento da Amazônia

Serys pede providências em relação ao desmatamento na Amazônia