JOSAPHAT PEDE DEBATE SOBRE EMENDA QUE TRATA DE INCESTO



O senador Josaphat Marinho (PFL-BA), relator-geral do projeto do novo Código Civil, pediu hoje (24), no final do segundo dia de debate sobre a proposta, que os senadores meditem sobre a emenda que aceitou, retirando da legislação o artigo que trata do reconhecimento da filiação incestuosa para efeito de pensão alimentícia. Com a emenda, não haverá no Código referência ao assunto.

- Podemos desconhecer a possibilidade do filho incestuoso? Se se verificar a ocorrência do filho incestuoso, qual será o seu direito? O Código Civil silencia por inteiro sobre o problema, disse o senador. Josaphat informou ter decidido pela emenda porque a Constituição de 88 igualou todos os filhos, eliminando referências a "legítimos", "ilegítimos" e "naturais".

No segundo dia de discussão, sete senadores trataram do Código Civil em plenário. Josaphat foi à tribuna ao final para comentar sugestões e questionamentos dos parlamentares, quando informou sobre a emenda referente a filhos de incesto. "Quero que meditem sobre o assunto e possamos fazer um debate sobre o problema, inclusive para a minha tranquilidade", afirmou.

O projeto do Código Penal estará manhã (terça) novamente em debate e a votação deverá acontecer nesta quarta-feira. O relator-geral aceitou 366 emendas de senadores e apresentou outras 127, as quais modificam os 2.073 artigos do atual Código.



24/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


CUT pede ampliação do debate sobre veto à Emenda 3

JOSAPHAT: "REFORMA TRATA STF DE FORMA DESRESPEITOSA"

Rocha faz consulta sobre emenda que trata da criação de municípios

Brasil inicia debate sobre convenção da ONU que trata do Direito do Mar

Debate trata sobre formas de consolidar igualdade racial no País

CE pode realizar nesta quinta-feira debate sobre MP que trata de licitações da Copa