José Agripino diz que DEM e PSDB vão levar à PGR nova denúncia sobre 'Lista de Furnas'




O senador José Agripino (DEM-RN) disse nesta terça-feira (13) em Plenário que seu partido e o PSDB encaminharão à Procuradoria Geral da República uma cópia da reportagem publicada na edição desta semana da revista Veja, que mostra o envolvimento de dois deputados mineiros na elaboração da chamada "Lista de Furnas". A lista, divulgada durante a Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou fraudes nos Correios, em 2006, e acabou por revelar o esquema do "mensalão", teria objetivo de envolver líderes da oposição num esquema de doações fraudulentas de campanha. Ela teria sido considerada uma fraude em perícia realizada pela Polícia Federal. A Procuradoria Geral já tem um processo aberto sobre o caso.

A revista divulga diálogos gravados pela Polícia Federal com autorização judicial que, de acordo com o senador, revelam a participação do deputado estadual do PT mineiro Rogério Correia e do ex-deputado Agostinho Valente, hoje no PDT, na montagem da Lista de Furnas. De acordo com a reportagem, a fraude foi efetuada com a participação do lobista Nilton Monteiro e do assessor de Rogério Correia Simeão Oliveira.

O representante potiguar afirmou que a lista foi feita para que o relator da CPI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), "nivelasse por baixo" os parlamentares, colocando acusados e acusadores na mesma posição. José Agripino acrescentou que a lista poderia ter influenciado os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão.

O senador do DEM disse que "nem nos tempos do regime de exceção esse tipo de procedimento é lembrado". Para ele, o que a revista denuncia "é gravíssimo para o regime democrático brasileiro". Informou que PSDB e DEM, além de procurarem a Procuradoria, vão ingressar com um pedido de abertura de processo contra o deputado Rogério Correia na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por quebra de decoro parlamentar.



13/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


PSDB e PFL pedem punição dos responsáveis pela divulgação da "lista de Furnas"

Agripino diz que governo não aprendeu lição e pode levar o país a nova crise energética

Arthur Virgílio cobra explicações do ministro da Justiça sobre laudo da PF sobre "lista de Furnas"

Presidente da Funarte será ouvido em audiência sobre lista de Furnas

Comissão de Inteligência aprova convite para ouvir FHC sobre 'lista de Furnas'

Arthur Virgílio pede explicações sobre "lista de Furnas" e contas de Thomaz Bastos no exterior