José Jorge alerta para fuga de investidores



O senador José Jorge (PFL-PE) alertou para o risco de aumento das tarifas de energia elétrica, em médio e longo prazos, e de fuga de investidores nacionais e internacionais do setor, em virtude da entrada em vigor da lei nº 10.848/2004, que regulamenta a comercialização de energia do país e foi definida pelo governo como base do novo modelo do setor elétrico nacional.

O alerta foi feito a partir de opiniões expressas em audiência pública no Senado com a presença de representantes de empresas de produção e distribuição de energia. Ele observou ainda que a nova legislação foi adotada sem que o país tivesse tido tempo suficiente para avaliar a regulamentação anterior, implantada no último governo.

- Na avaliação unânime destes empresários e investidores, o novo modelo não atinge os seus objetivos, porque, diferentemente da intenção original, essa proposta inibe o investimento privado, diluindo a possibilidade de oferta de energia por meio de novos empreendimentos energéticos, como também aumenta o risco e onera os custos de capital, o que impactará fortemente os custos das atuais tarifas - afirmou José Jorge.

De acordo com o senador, que já ocupou o cargo de ministro de Minas e Energia, serão necessários de R$ 15 bilhões a R$ 20 bilhões por ano em investimentos para se atender à demanda do setor elétrico na próxima década, se o Produto Interno Bruto (PIB) crescer entre 3,5% e 4% ao ano. Ele observa que a expansão da geração requer cada vez mais a intensiva participação de investidores privados e questiona como isto será possível, uma vez que a nova legislação, a seu ver, amplia o poder discricionário do Estado.

- Um marco regulatório claro e que não sofra mudanças a cada alteração de governo é essencial para a atração de capitais privados. Mas o que temos ouvido de empresários e investidores é que estas medidas vão de encontro à pretendida atração de capitais de que tanto o Brasil, e o setor elétrico em particular, precisa nos próximos anos - advertiu José Jorge.



31/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Setor elétrico elogia redução de tarifas, mas aponta risco de fuga de investidores

José Jorge alerta para uso político de publicidade da Petrobras

JOSÉ JORGE ALERTA PARA O PROBLEMA DA SECA E COBRA PROVIDÊNCIAS

José Jorge alerta para necessidade de prevenir novo racionamento de energia

Lobão alerta para "fuga de cerébros" do Brasil

José Jorge desmente declarações de Lula sobre "apagão" de 2001 e alerta para novo risco de falta de energia