José Jorge alerta para uso político de publicidade da Petrobras



A coincidência na veiculação de anúncio da Petrobras sobre a auto-suficiência do país na produção de petróleo e de propaganda gratuita do Partido dos Trabalhadores (PT), destacando realizações do governo Luiz Inácio Lula da Silva, levou o senador José Jorge (PFL-PE) a levantar a hipótese de uso político da campanha publicitária da estatal. O pefelista expressou essa preocupação ao constatar que o comercial da Petrobras, veiculado pela TV na noite desta terça-feira (18), foi antecedido por três chamadas do PT, duas delas exaltando o Bolsa Família e outra, a geração de empregos no governo Lula.

- Não imaginava que o governo iria associar o início da campanha da Petrobras à veiculação dos anúncios do PT - comentou.

Após levantar a suspeita, José Jorge disse que o PFL ainda não definiu como irá encaminhar o pedido de apuração da denúncia. De qualquer forma, acredita que a veiculação do anúncio deveria ser suspensa até se constatar se é ou não alvo de uso político. Ele informou ainda que essa campanha custou R$ 37 milhões à Petrobras, que teria dobrado os gastos em publicidade no atual governo.

Em aparte, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) observou que a auto-suficiência não é obra deste governo, mas uma conquista dos 53 anos de atuação da Petrobras, consideração endossada pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Para o senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA), o governo transformou um fato operacional da Petrobras em feito político.

Já o senador Tião Viana (PT-AC) avaliou como um equívoco a tentativa de impedir que o governo comemore a realização.

- Quem canta parabéns é quem está na festa - disse.

Em seguida, o senador Sibá Machado (PT-AC) revelou que a Petrobras já começa a trabalhar pela auto-suficiência em gás, sustentando que, quando o feito tiver sido alcançado, o governo da época terá a obrigação de comemorá-lo.



19/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge alerta para fuga de investidores

JOSÉ JORGE ALERTA PARA O PROBLEMA DA SECA E COBRA PROVIDÊNCIAS

José Jorge alerta para necessidade de prevenir novo racionamento de energia

José Jorge acusa governo de "aparelhamento" da Petrobras

José Jorge desmente declarações de Lula sobre "apagão" de 2001 e alerta para novo risco de falta de energia

José Jorge alerta governo sobre retenção de tributos por liminares