José Jorge critica as políticas educacionais do governo



O senador José Jorge (PFL-PE) criticou, nessa sexta-feira (18) as políticas educacionais do governo Lula, desde que o ministro Tarso Genro assumiu a pasta. Para ele, o ministro nada entende de educação e o governo, se quisesse acertar, deveria deslocar o ministro dos Esportes, Walfrido Mares Guia, para a Educação, por ser ele um especialista, dando a Tarso Genro um outro dos 35 ministérios do governo.

Entre as idéias que José Jorge considerou absurdas está a decisão de fazer os testes de educação básica e do segundo grau não mais por amostragem, mas escola por escola. Além das dificuldades operacionais, uma vez que são 30 milhões no ensino fundamental e seis milhões no ensino médio, não se justifica uma pesquisa específica, quando as diretrizes terão, necessariamente, que ser gerais, disse.

- O ministro afirmou que a sugestão partiu do próprio presidente. Mas Lula nada entende de educação, pois sequer experiência como aluno ele tem - argumentou José Jorge.Para ele, a idéia de se criar uma loteria para financiar as universidades será outra política desastrosa, porque são os pobres que jogam nas loterias.Todos sabem que os ricos jogam em bingos, cassinos ou no exterior, afirmou.

O senador por Pernambuco destacou que, dessa maneira, seriam as camadas mais carentes do país que iriam financiar o estudo dos filhos da classe média, uma vez que são eles que freqüentam as universidades públicas do país. "Será mais uma distorção social no país", concluiu José Jorge.



18/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge critica ingerência do governo nas agências reguladoras

José Jorge critica política educacional do governo Lula

José Jorge critica ausência da base do governo nos debates do Senado

Tarifas telefônicas: José Jorge elogia Anatel e critica governo

José Jorge critica propostas do governo para alterar setor de educação

José Jorge critica excesso de burocracia do governo no socorro às vítimas das enchentes do Nordeste