José Jorge critica excesso de burocracia do governo no socorro às vítimas das enchentes do Nordeste



O senador José Jorge (PFL-PE) criticou o excesso de burocracia do governo federal no encaminhamento do socorro às vítimas das enchentes no Nordeste. Para José Jorge, não é preciso inventar nada, pois o Nordeste já sofreu secas e enchentes tantas vezes que é só seguir a cartilha. O governo federal faz um levantamento das perdas, libera as verbas para governadores e prefeitos das regiões afetadas, eles executam as ações e o governo federal fiscaliza a aplicação efetiva dos recursos liberados. "O resto é pura enganação que não vai dar em nada", concluiu.

Ao criticar a proposta de criação de um grupo de dez ministros para resolver o problema, José Jorge relatou reunião com o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, com senadores e deputados da bancada de Pernambuco, para tratar das ações emergenciais e estruturais de atendimento às populações flageladas e aos efeitos estruturais das enchentes como destruição de pontes, estradas e programas de irrigação.

- Saí da reunião mais preocupado do que quando entrei, porque sei que grupo de trabalho não resolve nada, principalmente se for de ministros, onde alguns não tem verbas para distribuir e outros estão saindo, como o ministro dos Transportes, Anderson Adauto. Todos sabem que ele espera uma visita de Lula a Uberaba (MG), dando-lhe a oportunidade de "sair bem do governo", anunciando sua candidatura a prefeito da cidade - destacou.

Em aparte, o senador Marco Maciel (PFL-PE) disse que Pernambuco foi o estado nordestino que mais sofreu com as enchentes desse início do ano, precisando de socorro urgente para as populações carentes que são as que mais sofrem com essas calamidades públicas.



12/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores discutem com ministros e governadores socorro a vítimas de enchentes no Nordeste

Ricardo Santos registra apoio do governo no socorro às vítimas da enchentes no ES

Agripino denuncia omissão do governo federal no socorro às vítimas das enchentes

Socorro a vitimas de enchentes em debate na CDR

Valdir Raupp critica excesso de burocracia no Brasil

Mão Santa pede medida provisória em socorro às vítimas das enchentes