JOSÉ JORGE HOMENAGEIA UNESCO PELO TRABALHO NO BRASIL
José Jorge, que é o coordenador do grupo de parlamentares Amigos da Unesco, ressaltou a ascensão recente de Koichiro Matsuara para diretor geral da instituição. Ele acrescentou ter esperanças e expectativa de que, com a visão universal e sensibilidade do novo dirigente da Unesco, seja possível valorizar ainda mais países que, como o Brasil, buscam ser vistos não apenas como um ente geográfico, mas "como um povo em busca de auto-afirmação no concerto mundial".
Após fazer um histórico da Unesco desde a sua criação, em 1945, ao fim da segunda grande guerra, e da sua instalação no país, em 1972, José Jorge citou as várias atividades desenvolvidas pela instituição no Brasil. Ele destacou as ações nos setores de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática, Meio Ambiente, Gestão Social e Direitos Humanos.
- A Unesco não é somente um importante parceiro nas áreas citadas. Vejo-a como uma entidade com experiência universal de cooperação técnica e científica dentro do Brasil, como o organismo internacional mais importante para um país que não quer ser apenas grande na geografia física, mas gigante na geografia humana de transformação do indivíduo em cidadão - elogiou o senador.
Através de convênios de cooperação técnica em 21 estados brasileiros e em 11 grande capitais, o senador por Pernambuco enfatizou a presença da Unesco no acompanhamento dos problemas da juventude e a violência, orientando e sugerindo alternativas de políticas públicas para o setor, inclusive no apoio ao Plano Emergencial de Segurança Pública, recentemente lançado pelo governo, como também à Comunidade Solidária.
Outra área de destaque de atuação da Unesco no país, de acordo com José Jorge, é a Educação. Além das contribuições que oferece ao Plano Nacional de Educação, mantendo cooperação com o Ministério da Educação, com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação, com a União nacional de Dirigentes de Educação, e com diferentes entidades da sociedade civil.
- Assim sendo, considero da mais alta relevância o fortalecimento e expansão das atividades da Unesco no Brasil em decorrência mesmo de sua cooperação ser do mais alto nível e respaldada por padrões éticos que se tornam imprescindíveis para o país como um todo, concluiu José Jorge.
30/06/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
JOSÉ JORGE HOMENAGEIA O PINTOR VICENTE DO REGO MONTEIRO
JOSÉ JORGE HOMENAGEIA 150 ANOS DO TEATRO SANTA ISABEL
Bornhausen elogia trabalho do ministro José Jorge
José Jorge responsabiliza governo pelo atraso na votação do Fundeb
José Jorge diz que medidas tomadas pelo governo não vão resolver a crise política
José Jorge registra ressalvas feitas pelo TCU às contas do governo Lula