José Jorge quer que governo consulte o Senado sobre a transposição do São Francisco
Ao considerar um grave erro o fato de a transposição das águas do Rio São Francisco, que atinge diretamente sete estados brasileiros, estar sendo analisada apenas por órgãos técnicos governamentais, o senador José Jorge (PFL-PE) defendeu nesta quarta-feira (1º) que a palavra final sobre o assunto passe pelo crivo do Congresso Nacional, em especial do Senado, que tem a função constitucional de defender a Federação.
- São os senadores e senadoras de todos os estados que devem apreciar este tema de tão alta envergadura para a nação brasileira. Não podemos ficar à margem desta decisão que está sendo tomada no âmbito do Executivo. Se esta Casa não assumir as iniciativas para a preservação do pacto federativo, seremos atropelados por outros poderes - advertiu José Jorge.
Citando o professor João Abner Guimarães, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Jorge falou que o interesse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela transposição é devido ao fato dele ter sido eleito sem um projeto.
- Na falta de um, assumiu este - concluiu, completando que a obra, orçada em US$ 1,5 bilhão, divide os maiores especialistas em hidrologia do país.
José Jorge informou que alguns especialistas consideram que, do jeito que o projeto está sendo apresentado, a transposição beneficiará somente os grandes produtores agrícolas, em detrimento do consumidor residencial ou do pequeno agricultor. Ele sugeriu que, ao invés da transposição, o país precisa é definir uma política efetiva de combate à seca que acabe com a indústria de exploração das famílias desassistidas.
01/12/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
HELOÍSA HELENA QUER URGÊNCIA PARA DEBATE SOBRE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO
Comissão quer ouvir três ministros sobre atrasos em obras da transposição do São Francisco
Garibaldi faz balanço de 2007, defende transposição do São Francisco e diz que governo errou nas negociações sobre a CPMF
José Jorge manifesta-se contrário à transposição para fins de irrigação
José Jorge quer ouvir área de inteligência do governo federal
RONALDO CUNHA QUER TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO