José Jorge quer explicações de advogado sobre caso Francenildo



O líder da minoria no Senado, José Jorge, apresentou requerimento à CPI dos Bingos, nesta segunda-feira (10), solicitando a convocação de depoimento do advogado Arnaldo Malheiros Filho. O pefelista quer esclarecimentos sobre a participação do advogado em reunião realizada na residência oficial do Ministério da Fazenda, no dia 23 de março, com a presença do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, do ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso e do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

Ao justificar o requerimento, José Jorge afirmou que essa reunião foi convocada com a finalidade de encobrir o envolvimento de integrantes da cúpula do governo Luiz Inácio Lula da Silva com a violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa. E lembrou, em seguida, trecho do depoimento prestado pelo caseiro à CPI dos Bingos onde confirmou a ida de Palocci à mansão alugada em Brasília por ex-assessores na prefeitura de Ribeirão Preto (SP).

- Há fortes indícios de que a ação foi engendrada sob a orientação de experientes advogados criminalistas, e segundo a imprensa, o convocado foi um dos consultados para elaborar uma estratégia de defesa, que incluía a tentativa de transferência da responsabilidade pela quebra de sigilo para subalternos dos implicados - sustentou.

10/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge quer elucidação do caso do dossiê

Tião Viana diz que integrantes do Ministério da Justiça querem depor na PF sobre caso Francenildo

HELOÍSA QUER DEFINIÇÃO SOBRE CASO EDUARDO JORGE

José Jorge quer modernizar legislação sobre mineração

José Jorge quer controle sobre carga tributária

José Jorge quer que governo consulte o Senado sobre a transposição do São Francisco