RONALDO CUNHA QUER TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO



O senador Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB) defendeu hoje (dia 8) a urgente execução do projeto de transposição das águas do rio São Francisco, argumentando que, além de tecnicamente viável e economicamente rentável, com custo estimado em apenas R$ 800 milhões, a obra resolverá definitivamente o problema da sede no Nordeste. "Se não solucionar o problema da seca, pelo menos a metade da população do semi-árido vai ter água para beber", afirmou.

Conforme o senador, milhões de reais têm sido gastos com ações quase sempre transitórias e o que foi despendido pelo governo durante a última seca seria suficiente para viabilizar a transposição de águas. "Nesse caso, é mais barato construir", ponderou o senador.

Ronaldo Cunha Lima considerou imprescindível a obra que, além de reduzir as perdas de água por evaporação nos açudes, aumentaria a segurança hídrica regional, garantindo o abastecimento perene às atividades econômicas. O senador acredita que o empreendimento deverádiminuir osmovimentos de migração da região para as grandes cidades.

- Ou se transpõe as águas, para salvar o Nordeste, ou os nordestinos continuarão a transpor suas fronteiras. O governo não quer isso. Tenho certeza que vai cumprir o que prometeu. Quem criou o Proer vai fazer a transposição: se há rios de dinheiro para salvar bancos, deve haver dinheiro para um rio que vai salvar vidas - afirmou o senador.



08/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


RONALDO CUNHA LIMA APLAUDE A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

RONALDO CUNHA LIMA PEDE TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

RONALDO RECLAMA URGÊNCIA PARA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

Suassuna defende transposição das águas do São Francisco

Agripino defende transposição das águas do São Francisco

SENADORES APÓIAM TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO