José Jorge volta a pedir providências contra a onda de invasões de terras



O senador José Jorge (PFL-PE) cobrou do governo "providência drástica" contra as invasões de propriedades rurais que vêm ocorrendo em todo o país, patrocinadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Ele alertou que se o governo não agir com rigor, a própria reforma agrária prometida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá ser comprometida.

José Jorge informou que em Pernambuco, por exemplo, o MST "e seus confessos simpatizantes e defensores" invadiram, somente em abril, propriedades em 14 municípios, num total de 31.197 hectares de terras. Ele estranhou que o governo não se mova para combater a onda de invasões em todo o país, apesar de o MST ter dito que "agora a ordem é invadir terras no grito e na marra", o que considera grave.

O senador também leu carta do governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, endereçada ao presidente da República, cobrando providências do governo federal para que a tensão social no campo seja reduzida. Na carta, o governador diz que o MST, em Pernambuco, "vem desafiando o estado de direito e desmoralizando a autoridade pública".

José Jorge acha que muitos oportunistas estão invadindo terras para depois vendê-las. Por isso propôs ao governo que realize um cadastramento dos trabalhadores sem-terra, de todos os movimentos sociais, para saber quem são os verdadeiros camponeses. O senador também pediu ao governo que avalie a qualidade dos assentamentos já realizados de 1998 até 2003, destinado a mensurar os resultados dos investimentos feitos.

- A sociedade brasileira precisa saber se realmente os milhares de trabalhadores sem-terra já assentados, ao custo de enorme investimento, são atualmente auto-suficientes e progridem ou se já constituem uma massa zapatista de pequenos proprietários empobrecidos, que continuam dependentes do Estado - concluiu José Jorge.



30/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia volta a pedir providências contra invasões do MST

Senadora Lúcia Vânia cobra do governo providências para coibir invasões de terras

LOBÃO EXIGE PROVIDÊNCIAS CONTRA ONDA DE VIOLÊNCIA

CNA lidera ato contra invasões de terras

José Jorge pede providências de socorro a Pernambuco

JOSÉ JORGE ALERTA PARA O PROBLEMA DA SECA E COBRA PROVIDÊNCIAS