José Maranhão comemora instalação de parque eólico em Mataraca, na Paraíba



O senador José Maranhão (PMDB-PB), em discurso nesta quinta-feira (17), comemorou a inauguração do parque eólico Millenium, em Mataraca, município paraibano. Com capacidade de produção de 10,2 MegaWatts de "energia limpa e renovável", o parque é investimento de uma empresa australiana, a Pacific Hydro.

- Essa é uma das mais promissoras fontes naturais de energia, por ser limpa e renovável - disse o senador, lembrando que, para a sua produção, é necessário apenas "o ar em movimento".

Maranhão disse que seu estado tem condições excepcionais para a geração desse tipo de energia, e comemorou as melhorias que irão advir desse investimento para a vida da população litorânea, sobretudo com geração de emprego e renda. A expectativa da empresa é investir no país para garantir a produção de 300 MW. O parlamentar lembrou que a instalação do parque eólico foi estimulada pelo Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa).

O senador afirmou que o mercado para a energia eólica é imenso, pois há uma demanda crescente em todo o mundo por fontes de energia limpa. Ele lamentou que o Brasil, mesmo com sua potencialidade, produza 247,1 MW, o que lhe garante apenas a 25ª posição num ranking de 74 nações.

Em aparte, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) chamou a atenção para a relevância do tema, e lembrou o potencial da Região Nordeste para a geração de energia eólica. Segundo o parlamentar, estudos afirmam ser possível a geração de até 20 mil MW. Além disso, a geração das regiões brasileiras complementam umas às outras "porque, enquanto chove pouco no Sudeste, venta muito no Nordeste", explicou Delcídio.



17/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro comemora ampliação de parque eólico na Bahia

José Maranhão é diplomado governador da Paraíba

José Maranhão lamenta morte de ex-deputado estadual da Paraíba

José Maranhão lamenta que Paraíba continue fora dos leilões da ANP

José Maranhão está sendo diplomado governador da Paraíba

José Maranhão pede recursos para a saúde pública da Paraíba