José Maranhão lamenta que Paraíba continue fora dos leilões da ANP



O senador José Maranhão (PMDB-PB) lamentou nesta terça-feira (17) que a Bacia do Rio do Peixe, no município paraibano de Souza, não faça parte do bloco de lotes da 9ª rodada de leilões da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Ele disse que nem mesmo a confirmação da existência do chamado óleo fino (petróleo de alta qualidade) foi suficiente para que a ANP e a Petrobrás tomem a decisão de efetivar a sua exploração.

- A exploração vem sendo retardada - afirmou.

Maranhão relatou que a simples descoberta, em 2003, da jazida de petróleo em Souza, fez o orçamento fiscal do município crescer 166%. A arrecadação mensal pulou de R$ 15 milhões para R$ 40 milhões. Ele lembrou que a região era a Meca da produção de algodão de fibra longa, mas a praga do bicudo inviabilizou a cultura. Desde então, prosseguiu o senador, o município vem procurando uma atividade econômica que substitua a do algodão.

- A descoberta de petróleo em Souza é uma dádiva dos céus. Mas esse surto de crescimento, decorrente da expectativa positiva, só se concretizará com a exploração efetiva do petróleo - declarou.



17/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Maranhão lamenta morte de ex-deputado estadual da Paraíba

Roberto Cavalcanti lamenta que Paraíba esteja fora do PAC e defende transposição do Rio São Francisco

José Maranhão é diplomado governador da Paraíba

José Maranhão está sendo diplomado governador da Paraíba

José Maranhão comemora instalação de parque eólico em Mataraca, na Paraíba

José Maranhão pede recursos para a saúde pública da Paraíba