José Nery cobra rapidez na votação da PEC do Trabalho Escravo
O senador José Nery (PSOL-PA) pediu, em discurso nesta terça-feira (19), que seja acelerado o trâmite da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 438/01) do Trabalho Escravo na Câmara dos Deputados - onde aguarda votação em segundo turno. O parlamentar disse que se associava à reivindicação da Frente Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, composta por representantes de várias entidades brasileiras e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Segundo o senador, a Frente Nacional de Combate ao Trabalho Escravo está coordenando uma campanha de assinaturas em todo o Brasil com o objetivo de reunir um milhão de assinaturas "para solicitar, exigir e comprometer a Câmara dos Deputados com a aprovação da PEC do Trabalho Escravo em segundo turno".
José Nery informou que, em reunião da frente da qual participou, foi definida a data de 19 de novembro para a entrega, à Câmara dos Deputados, do pedido de aprovação da PEC. Ele salientou que a aprovação da matéria vai permitir a expropriação das propriedades onde ainda se verifica trabalho escravo ou análogo à escravidão.
José Nery também registrou a decisão da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) de realizar uma audiência pública com entidades municipalistas de prefeitos e vereadores para debater a inclusão da temática dos direitos humanos na plataforma de compromisso eleitoral de todos os candidatos a vereador e prefeito nos 5.564 municípios brasileiros. Na opinião do senador, esse compromisso é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
19/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Nery e Suplicy pedem a Chinaglia rapidez na aprovação da expropriação de terras onde há trabalho escravo
José Nery quer votação da PEC do Trabalho Escravo
Na homenagem a Joaquim Nabuco, José Nery cobra fim do trabalho escravo no Brasil
José Nery vai pedir a Temer prioridade na votação da PEC do Trabalho Escravo
Ana Rita pede rapidez na votação da PEC do Trabalho Escravo no Senado
José Nery pede aprovação da PEC do Trabalho Escravo