José Nery e Suplicy pedem a Chinaglia rapidez na aprovação da expropriação de terras onde há trabalho escravo



Com o objetivo de solicitar rapidez na aprovação, pela Câmara dos Deputados, da proposta de emenda à Constituição que permite a expropriação das terras onde for descoberto o uso de trabalho escravo, os senadores José Nery (PSOL-PA) e Eduardo Suplicy (PT-SP) reuniram-se nesta quinta-feira (3) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP). A PEC 438/2001, que tramita naquela Casa, foi aprovada pelo Senado em 2001.

A proposta encontra resistência na chamada "bancada ruralista" da Câmara, fato reconhecido por ambos os senadores.

- Alguns setores da bancada ruralista são os que mais se opõe à aprovação. Queremos dialogar com eles - declarou José Nery, presidente da Subcomissão Temporária do Trabalho Escravo do Senado.

Suplicy afirmou que os deputados que compõem esse grupo entendem que a propriedade privada "deve ser defendida em qualquer circunstância, mesmo quando se constata uma falta gravíssima como a prática do trabalho escravo". Ele também defendeu a necessidade de diálogo com tais parlamentares.

O senador ressaltou ainda que a Constituição federal "define com clareza que o uso da propriedade, o direito de propriedade, deve sempre levar em conta a realização da justiça social, ou seja, da finalidade social da propriedade".

De acordo com José Nery, a cada ano são libertados mais 4 mil pessoas exploradas sob a forma do trabalho escravo, "sem contar aqueles sobre os quais nem sequer se tem conhecimento". Em muitos desses casos, as vítimas são proibidas de deixar as fazendas onde trabalham sob o argumento de que têm de pagar suas dívidas com os patrões.

- Manifestamos a necessidade da urgência de se aprovar a PEC, e Arlindo Chinaglia mostrou-se sensível à questão - disse ele, lembrando que a matéria já foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados.

Ainda segundo José Nery, Chinaglia tentará um acordo com as lideranças partidárias para aprovar a matéria, mas não se discutiu na reunião desta quinta-feira os prazos para que isso ocorra.



03/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery organiza ato pela aprovação da PEC que determina expropriação de terra onde há trabalho escravo

José Nery defende PEC que prevê expropriação de terra onde for constatado trabalho escravo

José Nery volta a defender lei que expropria terras onde há trabalho escravo

Comissão aprova anteprojeto sobre expropriação de terras onde houver trabalho escravo

José Nery cobra rapidez na votação da PEC do Trabalho Escravo

Sibá pede aprovação da PEC que expropria terras onde há trabalho escravo