José Nery defende delegado Protógenes Queiroz
O senador José Nery (PSOL-PA) defendeu nesta quinta-feira (4) o delegado Protógenes Queiroz, da Polícia Federal. Nery contestou as acusações de "partidarização" feitas contra o delegado, que conduziu a Operação Satiagraha, durante a qual foram presos, entre outros, o banqueiro Daniel Dantas.
- São improcedentes, de má-fé, as afirmações feitas por autoridades do Judiciário e do governo enxergando na ação de Protógenes Queiroz uma ação partidarizada. O que é verdade é que a investigação conduzida por ele foi às entranhas da corrupção que grassa neste país - disse, acrescentando que o delegado é vítima de perseguição política porque "mexeu com interesses poderosos".
José Nery também parabenizou o juiz Fausto De Sanctis, que nesta semana condenou Dantas a dez anos de prisão e ao pagamento de uma multa no valor de R$ 12 milhões. Sua condenação por corrupção ativa se baseou na acusação de que auxiliares seus teriam, sob sua ordem, tentado subornar policiais federais para que ele fosse excluído da Operação Satiagraha.
- Espero que esse gesto grandioso do juiz De Sanctis seja o começo de um tempo em que a impunidade não prevaleça mais no país - afirmou.
Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) parabenizou José Nery pelo pronunciamento.
04/12/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Parlamentares manifestam apoio a Protógenes Queiroz
Heráclito: "quem merece impeachment é o delegado Protógenes"
Senadores e deputados manifestam apoio a delegado Protógenes
Sérgio Guerra responsabiliza governo Lula por ações ilegais do delegado Protógenes
José Nery defende intervenção no DF
José Nery defende revisão da Lei de Anistia