José Nery: defesa da reforma agrária e combate ao trabalho escravo
Exercer o mandato de senador sob a bandeira do PSOL e na qualidade de oposição de esquerda significa uma oportunidade especial para defender a implementação de uma ampla reforma agrária, promover a defesa de populações tradicionais (índios e quilombolas), o apoio aos sem-teto e aos sem-terra, além de intensificar a luta contra o trabalho escravo, afirmou o novo senador José Nery Azevedo (PA) ao tomar posse neta quarta-feira (3) no Plenário do Senado.
- Farei o bom combate e a boa luta. Não de forma solitária, porque sei que no parlamento muitos homens e mulheres trabalham com os princípios que dignificam nosso povo. Nada que estiver ao nosso alcance ficará sem que ofereçamos nossa opinião para o Brasil ser mais justo - assegurou.
O geógrafo Milton Santos, que segundo o senador ajudou a avaliar e conhecer o ponto de vista das realidades sociais e a exclusão no campo e na cidade, foi citado por ele, quando disse que a força da transformação não está nos espaços luminosos que controlam o tempo rápido, mas com aqueles que estão nos espaços opacos que vivem um tempo lento. "E esse é nosso povo", acrescentou José Nery.
Também estará presente na sua atuação o debate e "um esforço sincero" no sentido de buscar um novo modelo de desenvolvimento para o Pará e a região Amazônica que preserve o meio ambiente e a dignidade do povo, explicou o senador. Ele atribuiu a oportunidade de se tornar senador (terá quatro anos de mandato em substituição à ex-senadora Ana Júlia Carepa, recém-empossada governadora do Pará) à luta que desenvolve já ao longo de 30 anos e que se iniciou, no interior do Ceará, seu Estado de origem, sob a orientação de dom Antonio Fragoso, "nos difíceis anos da ditadura militar".
Em 1985 o ex-seminarista e militante das Comunidades Eclesiais de Base se mudou para Abaetetuba (PA), onde deu continuidade a trabalho político prestando assessoria junto aos trabalhadores rurais e da construção civil dos grandes complexos agro-industriais do Baixo Tocantins, elegendo-se vereador durante três legislaturas.
José Nery homenageou Chico Mendes, irmã Dorothy e as valiosas lideranças sindicais que entregaram suas vidas em nome de um Brasil livre.
- Quero homenagear e agradecer a [senadora] Heloísa Helena, símbolo da atividade das mulheres e dos homens que não se curvam diante daqueles que pensam que podem mandar sem enfrentar a rebeldia e a coragem daqueles que entendem ser preciso obedecer à vontade soberana do povo, na realização de políticas públicas que ajudem a combater a violência - finalizou.
03/01/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Nery destaca ações de combate ao trabalho escravo
José Nery preside Subcomissão de Combate ao Trabalho Escravo
José Nery e Papaléo assumem Subcomissão de Combate ao Trabalho Escravo
Sancionado projeto de José Nery que cria o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo
José Nery quer instituir dia e semana nacional de combate ao trabalho escravo
Ex-senador, José Nery é presidente de honra da Frente Parlamentar de Combate ao Trabalho Escravo