José Nery espera que conferência episcopal reafirme opção preferencial pelos pobres



O senador José Nery (PSOL-PA) manifestou nesta quinta-feira (10) sua esperança de que a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, a se iniciar no domingo (13), em Aparecida do Norte (SP), reafirme em suas conclusões a opção preferencial pelos pobres, como ocorreu nas reuniões de Puebla (México) e Medellin (Colômbia), em 1968 e 1979, respectivamente.

O parlamentar, que vai participar da missa de abertura da conferência, disse acreditar que a Celam discutirá temas da máxima importância para os católicos, especialmente a dura realidade enfrentada atualmente pela população de baixa renda. José Nery também saudou o papa Bento XVI, que sem encontra em visita ao Brasil e comentou o clima de violência no campo que tem crescido no Pará.

O senador citou especificamente o episódio recente em que 20 jagunços balearam seis trabalhadores sem terra e mataram um no município de Irituia. Outro fato importante, na opinião de José Nery, é o julgamento, no próximo dia 14, de Vitalmiro Bastos de Moura (o Bida), que, com outros fazendeiros, é acusado deplanejar o assassinato da freira Dorothy Stang, em Anapu, no Pará, em fevereiro de 2005.



10/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


DUTRA: "ESSE GOVERNO FEZ OPÇÃO PREFERENCIAL PELOS RICOS"

Pedro Taques diz que Direito Penal no Brasil 'fez opção pelos pobres'

Randolfe: simbologia na escolha do Papa reflete opção da Igreja Católica pelos pobres

José Nery espera aprovação da PEC do trabalho escravo ainda este ano

José Nery espera solução do Congresso para crise mundial de preços de alimentos

José Nery é indicado para comissão que participará da Conferência Mundial da Paz