José Nery espera aprovação da PEC do trabalho escravo ainda este ano



O senador José Nery (PSOL-PA) comunicou ao Plenário que entidades ligadas aos direitos humanos e à luta por melhorias sociais pediram nesta quarta-feira (26) ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer, urgência na votação da proposta de emenda à Constituição (PEC 438/01) que prevê a desapropriação de terras onde for constatada a prática de trabalho escravo. As entidades entregaram a Michel Temer abaixo-assinado, com 285 mil assinaturas, pedindo preferência para a votação da matéria.

- Tenho esperança, depois dessa movimentação, que a proposta venha a ser votado ainda este ano. Ela está tramitando no Congresso há nove anos. O Código Penal prevê punição para quem explora pessoas como se elas fossem escravas, mas até hoje ninguém foi preso - disse o senador.

José Nery informou ainda que vem sendo realizado em Brasília o 1º Encontro Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, onde se discute, entre outros temas, formas de mobilização da sociedade contra o trabalho escravo. O senador participou dos debates do encontro nesta quarta-feira (26). Nesta quinta-feira (27), haverá uma manifestação em frente ao Congresso pela aprovação da PEC 438/01, informou.

26/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery pede aprovação da PEC do Trabalho Escravo

José Nery participa de manifestação pedindo aprovação da PEC do trabalho escravo

José Nery organiza ato pela aprovação da PEC que determina expropriação de terra onde há trabalho escravo

José Nery e Suplicy pedem a Chinaglia rapidez na aprovação da expropriação de terras onde há trabalho escravo

José Nery luta pela aprovação, na Câmara dos Deputados, da PEC que aumenta punição para quem explora trabalho escravo

José Nery divulga ato contra trabalho escravo