José Nery lembra morte de Che Guevara
O senador José Nery (PSOL-PA) homenageou nesta quarta-feira (7) Ernesto Che Guevara, morto no dia 8 de outubro, há 42 anos, pelo Exército da Bolívia, país em que tentava empreender uma revolução nos moldes de Cuba, onde havia atuado junto com Fidel Castro na tomada do poder. Na avaliação de Nery, Guevara foi alvo de uma missão da Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), "planejada ao arrepio da soberania boliviana".
José Nery disse que os Estados Unidos continuam interferindo na política interna dos países latino-americanos, mantêm o bloqueio econômico contra Cuba, aumentam a presença militar na região e reativaram a 4ª Frota da Marinha americana.
- Certamente recordar a data de morte de Ernesto Che Guevara é lembrar-se de seus ideais e de seus sonhos. Estes ideais nunca estiveram tão vivos em nosso continente. São milhões de latino-americanos que anseiam e lutam por verdadeiras mudanças sociais. O espectro de Che caminha pelas veias abertas da América Latina - afirmou.
Malária
José Nery também relatou os resultados da audiência pública realizada nesta quarta-feira (7) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) sobre a disseminação da malária na Ilha de Marajó. Segundo Nery, 42% dos casos de malária no Pará estão concentrados naquela região, com incidência maior em cinco municípios. Ele disse que no município de Anajás, com 25 mil habitantes, foram registrados 19.501 casos de janeiro a setembro deste ano.
- As medidas governamentais empreendidas até aqui, não têm sido suficientes para combater e erradicar a malária no Marajó - afirmou.
Após reunião com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no final da tarde, o senador disse que ficou combinado um conjunto de ações que envolverão o governo federal, o governo do estado do Pará, as prefeituras e a sociedade civil. Dentre as ações ficou acertado o aumento de recursos para a vigilância em saúde no município de Anajás; solicitação à Casa Civil de solução para problemas sociais; importação de mosquiteiros para a população; intensificação das ações de prevenção e controle da malária; e a criação de um grupo técnico para análise da situação.
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) solidarizou-se com José Nery.
07/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Nery lembra um ano da morte de padre Geraldo Dantas
José Nery lembra um ano da morte de dom Antônio Batista Fragoso
José Nery rebate críticas da mídia a Che Guevara
Serys lembra 36 anos da morte de Che Guevara
José Nery lembra os 127 anos de Abaetetuba
José Nery lembra Dia Internacional de Combate à Tortura