JOSÉ SAAD DEFENDE EQUIPARAÇÃO SALARIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DO DF
Além das transferências mensais de recursos do governo federal para as áreas de segurança, educação e saúde de Brasília, o senador José Saad (PMDB-GO) defendeu, em entrevista ao Jornal do Senado, que o fundo a ser constituído para administrar a recém-criada região metropolitana do Distrito Federal transfira recursos para suprir a diferença salarial existente entre Brasília e os municípios do entorno.
- Muitos municípios estão sem professores, porque todos os professores, médicos e policiais que fazem concurso vêm para Brasília e as populações da região ficam carentes. Se os funcionários do estado de Goiás tivessem um salário igual ao de Brasília, todos ficariam lá - justificou.
Segundo o senador, com a sanção presidencial da lei de criação da região metropolitana do DF, ontem (dia 19), agora poderá ser constituída uma comissão com o encargo de governar a região, articulando as ações dos governos federal, estaduais e municipais envolvidos. Essa comissão, conforme João Saad, deverá fazer um levantamento das necessidades de cada município, para que os recursos do fundo sejam investidos de modo a reduzir as desigualdades existentes entre Brasília e o entorno.
Foi exatamente para garantir a minimização do impacto negativo da capital sobre o entorno que o senador disse ter sido contra a ampliação do número de municípios na região metropolitana do DF, conforme proposta de Francelino Pereira (PFL-MG) e Júnia Marise (PDT-MG), que defenderam a inclusão de outros 14 municípios mineiros, além de Unaí, o único constante da lei de criação da região metropolitana do DF.
José Saad afirmou que já existe um acordo visando incluir mais 14 municípios mineiros, para argumentar que "há 10 a 15 municípios goianos mais perto de Brasília e que sofrem sua influência direta". Para o senador, "todos os municípios querem participar, pois acham que o entorno vai ter recursos para equilibrar o desenvolvimento da região". Na sua opinião, no entanto, o número de municípios definidos como integrantes da região metropolitana do DF "já está quase excessivo".
20/02/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
JOSÉ SAAD FALA SOBRE REGIÃO METROPOLITANA DO DF
JOSÉ SAAD PEDE PROVIDÊNCIAS PARA SALVAR REGIÃO DO ENTORNO
JOSÉ SAAD DEFENDE PRODUTORES DE ALGODÃO
São José dos Campos sedia reunião do Conselho da Região Metropolitana do Vale
LOBÃO DEFENDE CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO LUÍS
Agrônomos do Incra pedem apoio de Tebet para obter equiparação salarial