JOSÉ SAAD PEDE PROVIDÊNCIAS PARA SALVAR REGIÃO DO ENTORNO
O senador José Saad (PMDB-GO) apelou hoje (dia 2) aos governos de Goiás e do Distrito Federal para que unam esforços na procura de soluções para a região do entorno da capital da República. Ele pregou a necessidade de convênios nas áreas de saúde, educação, estradas e agricultura, como forma de salvar o entorno e preservar a vocação de Brasília como cidade administrativa.
- É preciso resguardar Brasília em sua condição de cérebro pulsante, criando ao redor dela, na região do entorno, um cinturão de condições satisfatórias para que os migrantes e habitantes da região tenham acesso a serviços, trabalho e produção - disse.
Referindo-se aos convênios celebrados entre Goiás e Distrito Federal, nas gestões de Iris Rezende e Joaquim Roriz, ele disse que, graças a esses acordos, a demanda por serviços de saúde no Distrito Federal foi contida significativamente, com ganhos para o serviço médico-hospitalar.
José Saad informou que, no setor de educação, o Distrito Federal participava com o corpo docente, enriquecendo o perfil das escolas e faculdades do entorno e evitando a superlotação das escolas de Brasília. Sobre as estradas vicinais, Saad disse que elas eram mantidas em parceria pelos dois governos. O do Distrito Federal entrava com as máquinas pesadas, enquanto os municípios goianos encarregavam-se da manutenção, combustíveis e operadores.
O senador considerou injustificável o fechamento de agências do BRB em Formosa e Luziânia, observando que esse era um fator preponderante no desenvolvimento agropecuário e comercial da região e não apenas de Brasília. "Reabrir as agências do BRB impõe-se como uma grande necessidade", pregou ele. E lembrou que a política de cooperação em segurança pública entre os governos de Goiás e do Distrito Federal permitiu que inúmeras ações fossem desenvolvidas.
Em razão disso, José Saad pediu providências para aliviar a pesada carga de demandas que sacrifica o entorno. Em sua opinião, "sem este esforço comum, Brasília continuará caminhando perigosamente na direção de tornar-se uma metrópole, o que significa tornar-se inadministrável".
02/03/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
JOSÉ SAAD CONDENA INCLUSÃO DE MUNICÍPIOS NO ENTORNO DE BRASÍLIA
Lúcia Vânia pede providências ao ministro da Justiça para entorno de Brasília
JOSÉ SAAD FALA SOBRE REGIÃO METROPOLITANA DO DF
JOSÉ SAAD DEFENDE EQUIPARAÇÃO SALARIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DO DF
SAAD CRITICA NOVO PROJETO PARA ENTORNO DE BRASÍLIA
SAAD QUER EQUIPARAR SERVIÇOS PÚBLICOS DO ENTORNO AOS DO DF