JOSÉ SAAD CONDENA INCLUSÃO DE MUNICÍPIOS NO ENTORNO DE BRASÍLIA



O senador José Saad (PMDB-GO) defendeu hoje (28) a rejeição das propostas de emenda apresentadas pelos senadores Francelino Pereira (PFL-MG) e Junia Marise (PDT-MG) de inclusão de mais 20 municípios mineiros na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), criada por lei sancionada pelo presidente da República no último dia 19 de abril.

Segundo ele, a lei ainda não foi regulamentada e ainda não foram decididas as fontes de recursos e a montagem da estrutura que comandará as ações dos 21 municípios que originalmente compõem o Entorno de Brasília, e a inclusão de mais municípios vai apenas inviabilizar a recém-criada Ride.

Em aparte, a senadora Junia Marise justificou sua emenda dizendo que houve discriminação com Minas Gerais quando foram estabelecidos os municípios que fariam parte da Ride e que os 14 municípios apontados por ela estão geograficamente incluídos na área do entorno e têm uma relação histórica de dependência econômica com o Distrito Federal. Ela disse ainda, que em conversa com o criador da Ride, senador José Roberto Arruda (PSDB-DF), houve o entendimento de que é necessário corrigir essa injustiça. "Com apenas dois municípios mineiros, o Distrito Federal ficaria muito mais integrado com Goiás do que com Minas Gerais", avaliou a senadora.

Saad discordou novamente de Júnia Marise quanto ao entendimento do que seria estar geograficamente incluído na região do entorno, uma vez que estava sendo proposta a inclusão de municípios distantes mais de 400 quilômetros do DF. "O entorno de Brasília está quase chegando a Belo Horizonte", espantou-se José Saad.

- Ora, o único critério aceitável para um município fazer parte da região geoeconômica do DF deve ser, naturalmente, a sua proximidade, sua adjacência à capital do país, o que não é o caso de nenhum dos municípios que se quer acrescentar à Ride. Até João Pinheiro figura nesse rol absurdo, a mais de 300 quilômetros de distância de Brasília por via rodoviária, e outros como Formoso, a 465 quilômetros; Natalândia, a 415 quilômetros; Pintópolis, a 380 quilômetros; e o restante dando uma média de 250 quilômetros - explicou o senador.

O senador Francelino Pereira, em aparte, disse que o projeto original da Ride foi "discutido e apresentado de forma desordenada", em favor de Goiás e em desfavor de Minas Gerais. O senador mineiro disse que, ao incluir municípios do noroeste de Minas, teve a intenção de provocar uma conversa com todos os representantes interessados no problema. Francelino reafirmou sua convicção de que, através do entendimento, será possível encontrar um texto realmente representativo, evitando que, posteriormente, as inclusões recebam um veto do presidente da República.

José Saad disse não ser contra a criação de outras regiões geoeconômicas, mas que não pode aceitar, em hipótese alguma, que "tais municípios peguem carona na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, acabando por inviabilizá-la em razão da diluição de recursos a serem distribuídos entre tantos municípios".



28/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


SAAD CRITICA NOVO PROJETO PARA ENTORNO DE BRASÍLIA

JOSÉ SAAD PEDE PROVIDÊNCIAS PARA SALVAR REGIÃO DO ENTORNO

JOSÉ SAAD ANUNCIA PROTESTO DE PRODUTORES DE LEITE EM BRASÍLIA

Aprovada inclusão de cinco municípios na Região de Desenvolvimento do DF e Entorno

Senado aprova a inclusão de novos municípios de Minas na região do Entorno do Distrito Federal

SAAD QUER EQUIPARAR SERVIÇOS PÚBLICOS DO ENTORNO AOS DO DF