Jucá aplaude decisão do governo de prorrogar congelamento de medicamentos por mais 12 meses
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) aplaudiu nesta segunda-feira (23) a decisão do governo federal no sentido de manter, por mais um ano, o congelamento do preço de cerca de mil medicamentos que estão sob controle. O acordo expira no final deste mês. A decisão afeta de 6 mil a 7 mil títulos, informou Jucá, beneficiando um expressivo número de pessoas que dependem de medicamentos de uso contínuo, inclusive os genéricos, empregados no tratamento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial e disfunções renais.
A medida, informou o senador, foi tomada pela Câmara de Medicamentos, integrada pelos Ministérios da Fazenda, da Justiça e da Saúde. A medida provisória prorrogando o congelamento dos remédios por mais 12 meses deve ser assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até meados desta semana, disse o senador.
Incra
Jucá também fez um apelo ao governo federal para que procure o caminho do entendimento na busca de solução para o problema dos assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), ao sul de Roraima. Segundo ele, o quadro é tenso e poderá provocar a expulsão de cerca de mil agricultores assentados.
O senador disse que a situação preocupa muito porque -há um clima de pré-conflito muito forte-, mas mostrou-se confiante quanto à possibilidade de uma saída negociada para o problema. Jucá lembrou a realização, no último fim de semana, de encontro na Assembléia Legislativa de Roraima, quando técnicos do Incra e membros do governo estadual que regem o Fundo do Estado de Roraima se reuniram para tentar uma solução para o problema. Ele acrescentou que o governador Flamarion Portela (PSL) virá à Brasília, esta semana para tratar do assunto.
23/06/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jucá aplaude decisão do STF sobre reserva indígena Raposa/Serra do Sol
JUCÁ APLAUDE DECISÃO DO STF DE ABRIR AO PÚBLICO BANCO DE DADOS DO JUDICIÁRIO
Sibá Machado aplaude decisão do governo de recriar a Sudam
Patrocínio aplaude decisão do governo brasileiro de ajudar Angola
Eduardo aplaude decisão do governo de integrar os jovens às Forças Armadas
Valdir Raupp aplaude decisão do governo sobre a soja transgênica