JUCÁ APLAUDE DECISÃO DO STF DE ABRIR AO PÚBLICO BANCO DE DADOS DO JUDICIÁRIO



A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de disponibilizar ao público o Banco Nacional de Dados do Poder Judicário foi apoiada pelo senador Romero Jucá (PSDB-RR), por entender que a iniciativa tende aumentar a transparência de todo o sistema judiciário além de estimular o diálogo com a sociedade e as instituições do Estado. O Banco de Dados, conforme informou, oferece uma ampla radiografia das atividades do Poder Judiciário, abrangendo desde a Justiça comum até os tribunais superiores.
Embora reconheça que a decisão do STF democratiza o Judiciário, Romero Jucá observou que o conjunto de dados disponibilizados seria mais compreensível e mais útil se fosse acompanhado por comparações, elucidações e comentários. "Teríamos, assim, maior facilidade em identificar onde se situam alguns dos problemas de funcionamento do sistema", disse o senador.
Entre os problemas, Romero Jucá referiu-se ao excesso de formalismo contido nas normas dos processos judiciais comuns, levando a inúmeros pedidos de recursos e de adiamentos. Para ele, é chegada a hora de se acabar com procedimentos desnecessários a fim de que o Judiciário ganhe mais rapidez e eficiência.
Jucá entende ser necessária a adoção de medidas destinadas a reduzir drasticamente o grande número de processos que permanecem nas várias instâncias e órgãos do Poder Judiciário, "sem resultados relevantes ou concretos". Para o senador, a agilização do andamento de processos iria garantir, também, o direito à Justiça para todos os cidadãos, especialmente os de baixa renda.

29/11/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá aplaude decisão do STF sobre reserva indígena Raposa/Serra do Sol

Sarney participa de lançamento de banco de dados do Judiciário

Jucá aplaude decisão do governo de prorrogar congelamento de medicamentos por mais 12 meses

Jucá: contrato estabelece que banco de dados do sistema de segurança do Planalto seja mantido por um mês

Jucá registra aprovação de garantias de defesa do poder público na reforma do Judiciário

Valadares comunica decisão do PSB de abrir mão de candidatura própria à Presidência