Jucá: Brasil está no rumo certo na área da ciência e tecnologia



Em elogio à prioridade dada pelo governo federal à área de ciência e tecnologia, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que o Brasil está no rumo certo e que -há um grande número de pesquisas, de inovações, de inventos, de idéias novas para nosso desenvolvimento sustentado de longo prazo-.

O senador citou várias medidas tomadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, como a assinatura de vários convênios com os governos estaduais para estimular investimentos regionais em ciência e tecnologia.

- O Ministério de Ciência e Tecnologia está realizando investimentos em novos institutos de pesquisa, em pólos tecnológicos, em programas de incentivo à inovação tecnológica, em projetos de apoio a jovens cientistas e pesquisadores, colocando o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação entre os objetivos e prioridades governamentais - afirmou.

Na opinião do senador, esse esforço é mais que necessário, para que o país tenha acesso ao fator de produção mais importante do terceiro milênio - o conhecimento. No cenário internacional, as perspectivas atuais do Brasil não são animadoras, afirmou o senador em concordância com o ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral.

Segundo Jucá, em intervenção feita em conferência geral da Unesco denominada -Rumo à Sociedade do Conhecimento- e realizada nos dias 9 e 10 de outubro deste ano, o ministro ressaltou que -a apropriação do conhecimento dentro de uma lógica de concentração de recursos e do capital condena à mais completa marginalidade aqueles que não têm acesso à educação, à ciência e à cultura-.

De fato, disse o senador, em matéria de ciência e tecnologia, o país continua sendo -um país de contrastes-: muito avançado em automação bancária, em automação da arrecadação de tributos e em votação eletrônica, mas com 87% da população sem acesso a um computador, como constatou estudo da Fundação Getúlio Vargas denominado -Mapa da Exclusão Digital-.



01/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lindbergh: Brasil está no rumo certo ao fazer aliança com mercados latino-americanos

Economia está no rumo certo, diz Sibá

PARA LOBÃO, ECONOMIA ESTÁ NO RUMO CERTO

Saturnino diz que críticas do PFL mostram que governo está no rumo certo

Sibá lista dificuldades de Lula e garante que o governo está no rumo certo

Brasil e Estados Unidos ampliam cooperação na área de ciência e tecnologia