PARA LOBÃO, ECONOMIA ESTÁ NO RUMO CERTO
O senador Edison Lobão (PFL-MA) fez hoje (dia 27) uma análise positiva dos rumos da economia brasileira, observando que o atual nível de endividamento externo do país não oferece riscos à estabilidade econômica. Segundo Lobão, o aumento de 32% na dívida externa nos últimos quatro anos decorre em grande parte da acumulação de reservas internacionais do Brasil, reflexo positivo da política de atração de capitais externos implementada pelo Plano Real. Para Lobão, prova do equilíbrio do endividamento externo é fato de seu aumento ter sido menor que o das exportações brasileiras: 32% contra 37%.
Por outro lado, Edison Lobão considera preocupantes os níveis de endividamento interno. Ele apresentou números que indicam um aumento de 264% na emissão de títulos federais no últimos quatro anos.
- A dívida interna quase quadruplicou durante a vigência do Plano Real. É preciso total atenção aos fatores que estão pressionando esse endividamento, para que ele possa ser enfrentado. E esses fatores são: a entrada de recursos do exterior, as altas taxas de juros internos e o déficit público - observou.
Para Edison Lobão, o governo está tomando as providências necessárias ao controle da situação, principalmente no que diz respeito ao enxugamento das despesas. Ele acredita que a questão do déficit, que agrava a dívida pública, possa ser resolvida pelo governo Fernando Henrique Cardoso, com a aprovação das reformas administrativa e da Previdência.
Lobão cita também ações na área do comércio exterior com o intuito de evitar abusos nas importações, tornando os produtos brasileiros mais competitivos no mercado internacional. Além disso, Lobão espera do governo medidas na área de infra-estrutura, o que facilitaria o escoamento da produção nacional.
27/05/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Economia está no rumo certo, diz Sibá
Saturnino diz que críticas do PFL mostram que governo está no rumo certo
Jucá: Brasil está no rumo certo na área da ciência e tecnologia
Sibá lista dificuldades de Lula e garante que o governo está no rumo certo
Lindbergh: Brasil está no rumo certo ao fazer aliança com mercados latino-americanos
Aníbal Diniz: economia está no caminho certo e inflação está sob controle