Jucá cita livro e diz que mídia precisa se comprometer mais com o combate ao trabalho infantil



O senador Romero Jucá (PMDB-RR) elogiou a qualidade do livro Crianças Invisíveis, publicação da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), que apresenta um painel abrangente sobre o enfoque dado pela imprensa ao tema do trabalho infantil doméstico e outras formas de exploração. Segundo o senador, o livro conclui que, no geral, a mídia brasileira ainda realiza uma cobertura equivocada sobre o tema.

- O livro alerta para o fato de que a imprensa ainda se prende a dados estatísticos (quando muito) e informações superficiais quando noticia a exploração de mão-de-obra de crianças e adolescentes - disse Jucá, com base na leitura do livro.

Crianças Invisíveis registra que, apesar de ter uma das legislações mais avançadas do mundo no que diz respeito à proteção da infância e da adolescência, o Brasil enfrenta o desafio de localizar os novos focos de exploração, como os de serviços e de atividades ilícitas. Porém, são poucos os veículos de informação que se dedicam ao tema.

- É que a mídia passou a considerar que a temática do trabalho infantil virou assunto para as ONGs (organizações não-governamentais), retirando do Estado a responsabilidade sobre a questão -observou Jucá.

Outro ponto enfatizado pelo senador é a constatação de que pouca importância se dá, nas reportagens, para o fato de que a exploração das meninas é sempre mais velada e precoce, assim como em relação às crianças e adolescentes da raça negra.

- Ainda que as pesquisas apontem que a maioria das meninas que trabalham em casas de terceiros é negra, este é um ponto que também não tem merecido a atenção dos jornais e revistas analisados pelo livro. As pesquisas também demonstram que as trabalhadoras domésticas no Brasil são, majoritariamente, não-brancas, em todas as faixas etárias. Sejam negra ou indígenas, milhares de meninas têm nessa atividade o único espaço no mercado trabalho onde podem se inserir - observou Jucá.



26/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Romero Jucá destaca importância do combate ao trabalho infantil

JUCÁ APELA ÀS AUTORIDADES PARA QUE APOIEM COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

CPMF precisa ser prorrogada para não comprometer gastos sociais e investimentos, diz Jucá

Brasil precisa se comprometer, de fato, com o combate à tortura, diz advogada no Senado

Ângela Portela pede mais empenho no combate ao trabalho infantil

Serys diz que o país precisa aprimorar combate à pornografia infantil na Internet