Jucá comenta ações do governo que beneficiarão a Amazônia



O líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), registrou, em discurso nesta quinta-feira (8), 27 ações do governo federal prevista para a Amazônia, em especial para o seu estado, Roraima, algumas delas incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que irão alavancar o crescimento da região.

Entre as ações, o senador destacou a regularização fundiária - que classificou como um dos maiores desafios de Roraima - pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com a titulação de áreas ocupadas e a fundação e implementação de pólos de desenvolvimento.

Outra providência adotada, informou o senador, foi a demarcação de terras indígenas já identificadas como tais pelo governo federal. As demais serão aproveitadas para assentar produtores rurais retirados das áreas indígenas e novos produtores que serão contemplados com a implantação de pólos de desenvolvimento agrícola.

Jucá ressaltou, ainda, a melhoria da infra-estrutura para intercâmbio com a Venezuela, como a construção de um novo posto da Receita Federal, em Pacaraima. Ainda na área de infra-estrutura, Jucá citou a retomada das obras da ponte Brasil-Guiana. As duas obras estão sendo realizadas pelo 6º Batalhão de Engenharia do Exército.A estrada que liga o Brasil à capital da Guiana, Georgetown, importante para a matriz econômica do estado de Roraima, disse o senador, está sendo financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O senador citou, ainda, a construção do anel viário de Boa Vista, que acaba de ser licitado, e do novo aeroporto da cidade, que já está em obras; e, dentro do PAC, a contratação de obras de saneamento, abastecimento de água e drenagem e a construção de casas populares.

Também foram citadas pelo senador a construção do gasoduto Brasil-Venezuela, que começa por Roraima; a interiorização da energia elétrica, comaextensão do Programa Luz para Todos; o incentivo à formação técnica de estudantes e profissionais e à pesquisa da Embrapa e da Universidade Federal de Roraima; o fortalecimento da agricultura familiar e das micros e das pequenas empresas; e a implantação de programa de exploração sustentável das florestas; e a melhoria da rede rodoviária.



08/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá destaca ações da Suframa pelo desenvolvimento da Amazônia

Jucá comenta balanço das políticas sociais do governo

Jarbas Vasconcelos comenta ações de sua gestão no governo de Pernambuco

Arthur Virgílio comenta ações e atitudes de integrantes do governo

Walter Pinheiro comenta ações do governo federal para fomentar economia

Jucá comenta envio de projeto do governo em substituição à Emenda 3 da Super-Receita