Jucá diz que CPMF será votada na quarta-feira



O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou na segunda-feira (10) em entrevista à imprensa, que a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC 89/2007) que prorroga a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira ( CPMF ) até dezembro de 2011 ficará para a próxima quarta-feira (12). De acordo com Jucá, o governo não teria condições de abrir mão dos votos favoráveis dos senadores Roseana Sarney (PMDB-MA) e Flávio Arns (PT-PR), que não poderiam comparecer à sessão desta terça por problemas de saúde.

A senadora Roseana Sarney quebrou o punho e se recupera de uma cirurgia. Já o senador Flávio Arns se submeteu a uma bateria de exames nessa segunda-feira. No entanto, de acordo com sua assessoria, ele estará no Senado nesta terça.

- O governo não pode abrir mão de dois votos importantes. Seria perder antes de começar a jogar. Na quarta-feira, vamos ter condições plenas de deliberar sobre o assunto - disse ele.

Questionado sobre o fato de a votação da CPMF coincidir com a eleição do novo presidente do Senado, o líder do governo disse que não vê problemas.

- O PMDB construirá um consenso na indicação do nome. Não haverá disputa. Será algo tranqüilo de se fazer - afirmou.

2º turno

De acordo com o líder, após a votação em primeiro turno da PEC da CPMF, a meta será buscar um entendimento com a oposição para reduzir os prazos na votação em segundo turno.

- Se não for possível, deveremos votar entre os dias 25 e 27 - disse ele.

Segundo Jucá, o governo não cogita a possibilidade de adiar a aprovação da proposta para 2008.

- Dá tempo. Vamos aprovar até 31 de dezembro. A não aprovação seria muito ruim para o governo e para o país - disse.

De acordo com as normas regimentais, depois de aprovadas em primeiro turno, as propostas de emenda à Constituição devem respeitar um intervalo de cinco dias úteis até serem postas em pauta para apreciação em segundo turno. Nessa etapa, elas devem passar por três sessões de discussão antes da votação.



10/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá diz que CPMF será votada na quarta

Jucá: criação da Petro-Sal será votada na quarta-feira

Jucá: CPMF pode ser votada na quinta-feira (6)

Jucá diz que CPMF pode ser votada na próxima quinta-feira

Jucá diz que PEC da CPMF estará pronta para ser votada na quinta-feira pela manhã

PEC da CPMF será votada em primeiro turno na terça-feira