Jucá diz que investimentos de fundos de pensão ajudam na retomada do desenvolvimento



O senador Romero Jucá (PMDB-RR) destacou o papel que os fundos de pensão brasileiros na retomada do desenvolvimento, especialmente por meio de investimentos em inovação tecnológica em empresas inovadoras. Esse setor, afirma o senador, representa perspectivas ainda mais amplas para os investimentos das entidades de previdência complementar, que já têm atuação madura na formação de poupança e no financiamento do mercado de ações e do mercado imobiliário.

- Os investimentos voltados para a inovação revelam-se particularmente cruciais para nosso setor produtivo - disse Jucá, ao registrar a realização do seminário "Investimentos em Inovação: Competitividade e Desenvolvimento Econômico", realizado pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), pelo Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Sindapp) e pelo Instituto Cultura de Seguridade Social (ICSS).

O estímulo à inovação, explicou Jucá, tem ainda a participação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que prepara as empresas para apresentar projetos a potenciais investidores. Dessa forma, aliado à legislação de 2002 que incentiva investimentos em inovação (Lei nº 10.637), Jucá considera que vem se formando um ambiente favorável aos investimentos, principalmente por meio da capacitação de pesquisadores e técnicos e pela disponibilidade de recursos.

Segundo o senador, esse tipo de investimento "alternativo" vem se mostrando viável, e pode oferecer retornos superiores aos convencionais, ou seja, renda fixa, mercado de ações e imóveis. Por fim, investimentos em empresas inovadoras, analisou Jucá, têm um componente de responsabilidade social. Para isso, ele citou exemplos da Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, que investiu na Perdigão e na Embraer com resultados expressivos na geração de emprego e de renda.

- Esses exemplos vêm ratificar e confirmar a importância e necessidade imperiosa dos investimentos em inovação, traduzindo-se em produtos, processos, gestão e design inovadores e que vêm constituir o ativo intangível e o diferencial decisivo para o sucesso de uma empresa. Merecem os nossos aplausos o interesse das entidades fechadas de previdência complementar em investir em empresas brasileiras inovadoras, espelhando seu grau de maturidade institucional e uma consciência cada vez maior da responsabilidade social - declarou.



08/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá destaca encontro de fundos de pensão no Chile

CAS debate problemas com investimentos de alto risco dos fundos de pensão

Fundos de pensão e indústrias de base querem garantias para investimentos no PPP

Jucá quer regulamentação de regime tributário para fundos de pensão

Jucá elogia tratamento tributário igual para fundos de pensão

CDH debate Fundos de Pensão