Jucá diz que saída de Simon e Jarbas é mais um fator de estresse
Indagado na última sexta-feira (05) se a substituição dos senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Pedro Simon (PMDB-PE) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) vai piorar o clima político vivido pelo Senado, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que esse é mais um fator de estresse na crise que a Casa enfrenta desde que o presidente Renan Calheiros começou a ser julgado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
- Acho que é mais um fator de estresse; é mais um fator de atrito dentro do PMDB e na própria Casa. Por isso eu tenho pregado o entendimento e tenho pregado que os partidos procurem, dentro das suas atribuições, colaborar no sentido de acalmar, de restabelecer o clima de votações na Casa - afirmou.
Jucá explicou que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva está trabalhando para preservar sua maioria no Senado e para garantir, acima de tudo, as votações do Plenário. Mas, em sua opinião, o Palácio do Planalto não articulou para afastar Simon e Jarbas da CCJ, sendo essa uma iniciativa exclusiva do PMDB.
- A maioria que interessa ao governo é a maioria do Plenário, não a das comissões. Nós temos que ter 49 votos em plenário. É claro que na CCJ e na CAE é importante o governo ter maioria, porém mais importante é no Plenário. Eu acho que vamos construir essa maioria com tranqüilidade e construir num clima de paz, aqui dentro do Senado - acredita Jucá.
- O clima de paz não acabou, com o afastamento de dois peemedebistas históricos da CCJ? - indagou-lhe um jornalista.
- Eu acho que esse é mais um fator de desestabilização, de problema, que nós vamos ter que administrar. É preciso ter equilíbrio, ter tranqüilidade, verificar o limite de cada liderança e a capacidade de cada um, respeitar as atribuições do outro e tentar acalmar o clima. Porque é importante o Senado voltar a votar com tranqüilidade - reiterou o líder do governo.
05/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
O fator Jarbas
Simon apresenta projeto para disciplinar saída de moeda
Jucá lamenta saída de José Coelho do Senado
Garibaldi critica afastamento de Jarbas e Simon
Cristovam critica substituição de Simon e Jarbas na CCJ
Cristovam critica substituição de Simon e Jarbas na CCJ