Jucá diz que sexta-feira terá texto básico da reforma tributária



O relator da reforma tributária, senador Romero Jucá (PMDB-RR), disse que na próxima sexta-feira (28) já deverá ter pronto o texto base para que seja negociado politicamente na próxima semana com os partidos. -Já temos 40% da espinha dorsal fechada, consolidada, e nesta quinta-feira o prazo para emendas se encerra, porque é o último dia de discussão em Plenário, e na próxima semana já poderemos votar-, disse Jucá.

O senador reuniu-se no começo da noite com os coordenadores do PSDB e do PFL, senadores Tasso Jereissati (CE) e Rodolpho Tourinho (BA), e examinaram toda a primeira parte do texto. -Primeiro, traduzimos do tributês e economês para o Português. Depois, cuidamos da parte legislativa e da forma-, explicou Tourinho. Nesta terça-feira, haverá mais uma reunião, desta vez com a presença do líder do governo, Aloizio Mercadante, que não esteve na reunião de ontem porque tinha compromisso no Palácio do Planalto.

O que já está definido é a implantação por etapas, como foi acertado na semana passada. Para o ano que vem, prorroga-se a CPMF (por quatro anos) e a Desvinculação de Receitas da União, além de se definir como será o Fundo de Compensação de Exportações e a cobrança da Cofins de produtos importados que tenham equivalente nacional. Para 2005, a unificação das alíquotas do ICMS em um total de cinco, em vez das 44 que existem hoje, o que implicará o fim da guerra fiscal, e também entra em vigor o Fundo de Desenvolvimento Regional (falta definir o valor e a origem dos recursos, além do IPI e do Imposto de Renda).

Em 2006, prevê-se a redução da alíquota da CPMF, provavelmente para 0,08%, em vez dos atuais 0,38%, o que tornará o tributo meramente fiscalizatório. E em 2007 está prevista a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), cuja composição ainda divide governo, PSDB e PFL. Os dois partidos de oposição querem que, além de ICMS e IPI, o IVA inclua contribuições sociais e ISS.



24/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá promete texto básico da reforma tributária em oito dias

Jucá quer concluir texto da reforma tributária na semana que vem

Plenário aprova texto básico da reforma eleitoral

Reforma tributária terá votação em segundo turno nesta quarta-feira

CMO aprova texto básico do PPA e deve votar os destaques ainda nesta quarta-feira

CE e Subcomissão de Cinema votam emendas apresentadas ao texto da reforma tributária