PLENÁRIO AUTORIZA EMPRÉSTIMOS PARA FUNDESCOLA E MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
O primeiro empréstimo (US$ 300 milhões) deverá ser contratado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o financiamento parcial do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM), que tem como objetivo melhorar a eficiência administrativa, a racionalização e a transparência na gestão fiscal. O parecer do senador Luiz Estevão (PMDB-DF), pela autorização do empréstimo, fora aprovado por unanimidade na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Ao justificar em plenário o voto favorável a esse projeto de resolução, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) ressaltou a necessidade de modernização dos municípios brasileiros. Observando que tem sido muito cuidadoso na análise de pedidos de empréstimos, Álvaro afirmou que a causa maior da crise fiscal dos municípios talvez seja o conservadorismo das práticas administrativas.
Já o segundo empréstimo, de US$ 202,30 milhões, deverá ser feito junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). Os recursos destinam-se ao financiamento parcial do Projeto Fundescola II, segunda de três etapas do Programa de Fortalecimento da Escola, cujo objetivo é a melhoria do desempenho do ensino fundamental nas regiões menos desenvolvidas do país. O parecer pela autorização, do senador Osmar Dias (PSDB-PR), havia recebido aprovação unânime na Comissão de Assuntos Econômicos.
25/11/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
SENADO AUTORIZA EMPRÉSTIMOS A MUNICÍPIOS PARA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
Novas regras para empréstimos destinados à modernização administrativa
Plenário autoriza empréstimos do BID ao Rio Grande do Sul e Paraná
RESUMO DAS PRINCIPAIS MEDIDAS ADOTADAS PARA MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL
CAE autoriza empréstimo para modernização da frota da FAB
MP autoriza transferência de bens do BC para modernização portuária no RJ