Jucá elogia associações desportivas de deficientes físicos



Num discurso sobre o paradesporto brasileiro, o senador Romero Jucá (PSDB-RR) disse que o desenvolvimento dessa atividade no Brasil só se tornou possível pela ação pioneira do associativismo, que deu os primeiros passos para garantir aos portadores de deficiência o pleno desenvolvimento de suas potencialidades.

O senador cumprimentou o trabalho da Associação Brasileira de Desportos em Cadeira de Rodas e saudou, particularmente, a publicação da revista Toque a Toque, -que contribui para melhorar a qualidade de vida do portador de deficiência, integrando-o totalmente à sociedade e permitindo-lhe exercer plenamente sua cidadania-.

De acordo com Jucá, a Toque a Toque é a única publicação voltada para os paraolímpicos no Brasil e, por isso, tem feito tanto sucesso. Ele afirmou que, além de divulgar os resultados de campeonatos, essa publicação traz artigos técnicos e científicos, que são fontes de pesquisa para alunos de Fisioterapia e Educação Física das principais universidades brasileiras.

Associação Brasileira de Desportos em Cadeira de Rodas, fundada em 1984, é uma instituição sem finalidade lucrativa, explicou o senador, criada a partir da constatação da necessidade de uma entidade que representasse atletas portadores de deficiência físico-motora, dentro e fora do país.

Jucá informou que a instituição sustenta-se com contratos e patrocínios diversificados, firmados com empresas privadas e governamentais, visando principalmente o atendimento das necessidades dos atletas e de cada modalidade desportiva.

De acordo com o parlamentar, uma das grandes conquistas dos portadores de deficiência foi o acesso às práticas esportivas, -tão importantes para sua integração social como para a manifestação de verdadeiros talentos desportivos-.



21/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim elogia Mauricio de Sousa pela criação de personagens deficientes físicos

Mostra Sentir prá Ver recebe deficientes físicos

Mostra Sentir prá Ver recebe deficientes físicos

CCJ APROVA PROJETO QUE BENEFICIA DEFICIENTES FÍSICOS

CAE APROVA ISENÇÃO DE IPI PARA DEFICIENTES FÍSICOS

TIÃO VIANA DEFENDE DEFICIENTES FÍSICOS