JUCÁ EXPRESSA APOIO A REIVINDICAÇÕES INDÍGENAS
- O que existe é a impossibilidade prática de o Brasil saldar em curto prazo seu imenso passivo social, tanto para com os índios, como em relação aos negros e pobres - afirmou Jucá, que listou as ações necessárias para assegurar condições dignas para as populações indígenas brasileiras.
O senador acredita que o governo federal está firmemente empenhado em garantir a integridade territorial e o patrimônio cultural dos índios. Ao mesmo tempo, Jucá pediu que as entidades que apoiam a causa indígena assumam e conheçam o teor das reivindicações dos índios e que as autoridades nacionais atendam-nas.
- O Brasil não pode ingressar no universo das nações desenvolvidas se continuar a tratar o índio não como um brasileiro e nosso irmão, mas como um cidadão de segunda classe - disse o senador por Roraima, que já foi presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Jucá defendeu a aprovação do Estatuto dos Povos Indígenas, que tramita no Congresso Nacional desde 1991 e ressaltou a necessidade de o país defender a cultura, as tradições, as línguas e as religiões de todas as nações indígenas. Para isso, ele destacou a necessidade de reestruturação e fortalecimento da Funai, para dar a prioridade necessária à questão.
- Não estamos, absolutamente, defendendo a paralisação do nosso desenvolvimento econômico em prol da preservação do habitat indígena. No entanto, precisamos encontrar uma solução racional para a construção de hidrelétricas, hidrovias, ferrovias, rodovias e gasodutos, evitando que essas obras produzam efeitos negativos irreparáveis ao meio ambiente e aos povos indígenas - ponderou.
14/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lideranças indígenas pedem a João Durval apoio a suas reivindicações
ONU expressa apoio a instituições democráticas do Equador
Geovani Borges expressa apoio a manifestação do movimento cultural no Amapá
Em visita ao Senado, lideranças indígenas fazem reivindicações
Geovani Borges destaca reivindicações de lideranças indígenas no Amapá
Jucá apóia reivindicações das guardas municipais