Jucá pede apoio do governo para viabilizar fronteira agrícola de Roraima
A localização estratégica de Roraima, que está acima da linha do Equador, com condições pluviométricas e de luminosidade que garantem a possibilidade de uma safra de grãos a mais do que nas outras regiões de cultivo no Brasil, pode transformar o estado em um dos grandes produtores agrícolas do país, conforme ressaltou no Plenário o senador Romero Jucá (PMDB-RR), nesta sexta-feira (22).
Para tanto, o senador pediu atenção especial dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para ajudar a viabilizar essa nova fronteira agrícola, que constitui a última grande reserva de cerrados do país, com 3,5 milhões de hectares. -Os nossos campos naturais são similares aos cerrados do Centro-Oeste e nas nossas várzeas já produzimos arroz com excelente produtividade-, salientou.
Duas medidas do governo, na visão do senador, são imprescindíveis para impulsionar a produção agrícola na região. A primeira delas é a abertura e o asfaltamento da estrada que liga Boa Vista, capital de Roraima a Georgetown, capital da Guiana, com uma distância de cerca de 560 quilômetros. Apenas 160 quilômetros do total foram abertos do lado brasileiro, até a cidade de Bonfim, que faz divisa com Lethen, na Guiana, mesmo assim sem qualquer asfalto.
A outra providência pedida por Jucá é a regionalização dos recursos da nova Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), com uma distribuição que atenda a essa prioridade agrícola de Roraima e de forma menos burocrática.
O senador solicitou que fossem transcritas nos anais do Senado duas matérias: uma editada no jornal O Globo do dia 18 de agosto último, mostrando que a safra brasileira de soja deve alcançar 52 milhões de toneladas este ano, com um crescimento de 24% sobre a produção de 2002; e a outra do Jornal do Brasil de 26 de junho de 2003, registrando a necessidade de importação de arroz para driblar a alta de preços no mercado interno.
22/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
MOZARILDO APONTA AMPLIAÇÃO DE FRONTEIRA AGRÍCOLA DE RORAIMA
Romero Jucá alerta para chuvas em Roraima e pede ajuda ao governo federal
Jucá assume vice-liderança do governo e pede solução para conflitos em Roraima
Jucá pede governo de entendimento em Roraima
JUCÁ PEDE APROVAÇÃO DE PROJETO PARA VIABILIZAR AUMENTO DO MÍNIMO
Líder indígena pede apoio de senadores para viabilizar audiência com Dilma