Jucá pede que BC aprimore política monetária



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) recomendou à direção do Banco Central que aprimore uma série de medidas que fizeram parte das preocupações do governo de Fernando Henrique Cardoso, entre as quais a formulação e gestão das políticas monetária e fiscal, regulação e supervisão do sistema financeiro, administração do sistema de pagamentos e do meio circulante, bem como a consolidação do novo sistema de pagamentos brasileiro.

- Acredito que esses serão os temas básicos que marcarão os novos passos do Banco Central no período de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - previu o senador, ao lembrar que a grande missão do BC é assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e a solidez do sistema financeiro nacional.

Romero Jucá, que fez um balanço da atuação do Banco Central nos oito anos do governo anterior, destacou a reestruturação financeira dos bancos públicos, a criação do Programa de Reestruturação e Fortalecimento do Sistema Financeiro (Proer) e ações destinadas a combater crimes cambiais, financeiros e lavagem de dinheiro, em conjunto com a Receita Federal e Polícia Federal.

Jucá assegurou ainda que durante todo o período de estabilidade econômica e de controle eficaz da inflação, -a grande marca do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso-, o Banco Central procurou aprofundar uma perfeita ligação com a sociedade, sempre divulgando, democraticamente, estatísticas, estudos e informações da instituição. Jucá também elogiou o economista Armínio Fraga, ex-presidente do BC.



11/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá pede que aprovação de programação monetária aguarde audiência com Henrique Meirelles

Mercadante defende PAC, mas pede mudanças na política monetária

JUCÁ PEDE REVISÃO NA POLÍTICA NACIONAL DE TRANSPORTES

Política monetária brasileira é consistente, diz FMI

Tombini faz balanço da política monetária na CAE

Hartung quer clareza na política monetária