Jucá pede unificação de regras do ICMS



O senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse nesta quinta-feira (27) que é urgente a unificação das regras do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de modo a elevar a arrecadação e facilitar a cobrança do imposto. De acordo com o parlamentar por Roraima, a unificação, constante do projeto de reforma tributária, não é aprovada na Câmara dos Deputados por pressão dos estados mais ricos, principalmente São Paulo.

- A Câmara não vota há dois anos, apesar de o governo ter feito todas as concessões negociadas, inclusive um seguro contra a queda na arrecadação - disse Jucá, que foi o relator da matéria no Senado, onde o projeto, originário da Câmara, foi modificado, incorporando recursos para os municípios e verbas a fundo perdido para os estados menos desenvolvidos.

O senador lamenta que todo o esforço necessário para "dobrar a equipe econômica" esteja sendo desperdiçado, em face dos interesses dos estados mais poderosos. E, ao não votar a unificação das regras do ICMS, ficam sem aprovação o aumento em um ponto percentual das parcelas da arrecadação que compõem os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Desenvolvimento Regional, além de um mecanismo de repartição de todos os tributos entre a União, os estados e os municípios. Jucá lembrou que, atualmente, tanto o FPM quanto Fundo de Participação dos Estados (FPE) são alimentados apenas pelo Imposto de Renda e pelo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), deixando de fora fontes importantes como a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF).

- Precisamos unificar o ICMS no Imposto sobre Valor Agregado (IVA), evitando o planejamento tributário que é praticado hoje para não se pagar imposto - disse Jucá, que foi aparteado pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que sugeriu ao orador que intercedesse junto ao governo para que se possa votar, destacadamente da Reforma Tributária, o aumento do FPM, já que há dificuldades políticas para encaminhar o resto.

27/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Palocci critica guerra fiscal e pede unificação do ICMS

Lúcia Vânia pede informações sobre unificação do ICMS

Perillo pede a Renan arquivamento de projeto de resolução que muda regras do ICMS

Romero Jucá pede empenho para definir novas regras do FPE

Governadores debaterão na CAE unificação do ICMS

Unificação do ICMS deve ser votada no dia 26