Jucá propõe discussão sobre juros
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) informou, nesta sexta-feira (4), que apresentará na próxima reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) proposta de criação de um grupo de trabalho para -discutir ações concretas que ajudem a reduzir a taxa de juros no país-. Ele considerou -extorsivas- as taxas que vêm sendo praticadas no mercado financeiro, principalmente nas linhas de crédito às pessoas físicas.
- Vamos desagregar a taxa para verificar onde estão os entraves para baixar os juros: se estão no risco, nos impostos, no lucro dos bancos ou qualquer outro fator que compõe o custo do dinheiro. Vamos ouvir o Banco Central, as instituições financeiras e quem precisar, para verificar o que pode ser feito por regulamento e norma bancária e quais mudanças legais precisam ser propostas. Tem que haver uma legislação dura para quem é caloteiro, beneficiando quem paga em dia suas contas. Nos Estados Unidos, retoma-se o bem de quem não paga, seja casa ou automóvel - exemplificou.
Jucá disse, depois do seu pronunciamento no Plenário, que deve apresentar emenda ao projeto do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que proíbe o porte de armas, exigindo a utilização de detector de metais em locais de grande circulação. O senador acredita que sua proposta seja aprovada pelo Congresso Nacional.
- Estamos numa guerra urbana. Temos que coibir a circulação de armas e uma forma de se identificá-las, sejam regulares ou não, é o detector de metal. Não só o fixo, a ser instalado em shoppings centers , cinemas, escolas, aeroportos e outros locais onde haja grande movimentação, mas também o detector móvel, a ser empregado pela polícia - sugeriu.
04/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
SENADORES INICIAM DISCUSSÃO SOBRE LIMITE PARA JUROS NO PAÍS
Romero Jucá quer discussão sobre assistência social
Discussão sobre orçamento será retomada no dia 26, diz Romero Jucá
Vídeo | Discussão sobre reforma política será ampla, diz Jucá
HARTUNG PROPÕE DISCUSSÃO NA CAE SOBRE TERRENOS DA MARINHA
CABRAL PROPÕE DISCUSSÃO SOBRE PROJETO ECOLÓGICO