Jucá propõe isenção de IPI para equipamentos destinados à segurança pública



O senador Romero Jucá (PSDB-PR) é o autor do projeto de lei que estende aos municípios a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para equipamentos adquiridos pelos órgãos de segurança pública. A União, os estados e o Distrito Federal já usufruem do benefício fiscal. A isenção atinge a compra de armas e munições, aparelhos de radiotefonia e radiotelegrafia, e veículos para patrulhamento policial. O projeto está tramitando em decisão terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Jucá aponta para a necessidade de as guardas municipais estarem dotadas de um aparelhamento moderno e eficiente, de modo a suprirem as deficiências dos estados.

- Os orçamentos municipais, na maioria dos casos, são muito reduzidos, fator determinante que dificulta a aquisição de equipamentos. A questão deve ser analisada, também, do ponto de vista da justiça, pois não se pode excluir os municípios, eis que são a menor esfera do âmbito federativo e enfrentam grandes dificuldades, do benefício da isenção de um imposto - explica o senador.



10/01/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá propõe isenção de IPI para municípios investirem em segurança

César Borges propõe isentar de impostos equipamentos destinados a pessoas com deficiência

Passa na CRE isenção de IPI a equipamentos de segurança utilizados por gabinetes militares

Jucá quer isenção de IPI para órgãos de segurança dos municípios

CAE aprova isenção de IPI para compras feitas por órgãos municipais de segurança pública

Senado autoriza empréstimo para compra de equipamentos destinados ao tratamento e diagnóstico de câncer