César Borges propõe isentar de impostos equipamentos destinados a pessoas com deficiência



O senador César Borges (DEM-BA) apresentou projeto de lei para isentar do Imposto de Importação (II) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os equipamentos, aparelhos, instrumentos e materiais educativos destinados ao uso exclusivo de pessoas com deficiência.

Pelo PLS 132/07, fica assegurada a manutenção do crédito do IPI relativo às matérias-primas, aos produtos intermediários e ao material de embalagem efetivamente utilizados na industrialização dos produtos referidos na proposta. Em sua justificação, César Borges argumenta que, de acordo com o Censo 2000, existem 34,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, correspondendo a 14,5% da população brasileira.

O senador lembrou que esse segmento da sociedade não pode prescindir da proteção do Poder Público. Em sua opinião, iniciativas de isenção de impostos afastam-se da perspectiva da mera filantropia e da caridade e ligam-se ao fortalecimento da autonomia e da sustentabilidade das pessoas com deficiência.

"Facilitar o acesso dessas pessoas aos recursos existentes é contribuir para melhorar suas condições de inserção na vida social e de qualificação", explica César Borges.

A proposta tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.



31/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges quer reduzir preço dos equipamentos usados por pessoas com deficiência

MP que reduz impostos de equipamentos para pessoas com deficiência tranca pauta do Senado

César Borges quer isentar IPI sobre máquinas usadas em obras rodoviárias

Aprovada MP com isenção de impostos a produtos destinados a portadores de deficiência

Jucá propõe isenção de IPI para equipamentos destinados à segurança pública

Aprovada MP que concede isenção de tributos a produtos destinados a pessoas com deficiência